Módulo de Nutrição desenvolve produtos alimentícios e aplicam análise sensorial para teste de qualidade

A turma da unidade de Nutrição e Desenvolvimento de Produtos Alimentícios de Nutrição do módulo Educação e Saúde em Alimentação, participou de uma atividade de avaliação sensorial dos produtos em desenvolvimento pelos próprios estudantes para teste sensorial de qualidade e aceitação. O teste foi aplicado nos estudantes dos módulos iniciais do curso que já estudam Bromatologia e Tecnologia de alimentos.

Esta unidade tem como objetivo orientar os estudantes tanto na legislação como nos processos de desenvolvimento, que é uma das atribuições do profissional da Nutrição, trabalhar em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) na área de alimentos.

O desenvolvimento foi iniciado com as ideias propostas pelos futuros profissionais; sendo sete projetos em diversas áreas de produção, entre salgados e doces, bombons fit, pão funcional de beterraba e grãos, queijo vegano de batata, brownie de chocolate com brigadeiro e sorvete protéico, pão de queijo multigrãos, quiche de grão de bico com frango e um Brunch saudável (Cupcake com cobertura de creme de avelã e frozen proteico).

Para as receitas, os estudantes pesquisaram os produtos e as reformularam para tornar os alimentos mais nutritivos. Todos os projetos têm um apelo a alimentação mais saudável, com menos açúcares, gorduras, sem aditivos e corantes.

Há sempre uma pesquisa antes de iniciar um desenvolvimento, tanto com o público, as legislações, os ingredientes, os processos e as formulações. Cada grupo foi desenvolvendo seu produto e realizando os testes e acertos no sabor, textura,

aroma e sensação bucal. Após alguns testes com a própria sala foi necessária uma avaliação externa para saber a aceitação do consumidor final, neste momento, convidamos os estudantes dos módulos iniciais para participar da avaliação sensorial de aceitação do produto.

“Aplicamos o teste individualmente e os resultados foram um sucesso, os produtos tiveram avaliação de aceitação acima dos 70%, que indica uma excelência sensorial de aceitação. Além de que a interação entre turmas é muito rica em informações e compartilhamento de técnicas e conhecimento”, destacou a coordenadora do curso Glaucia M. Navarro de Abreu Ruga.