Unifeob avança na internacionalização do ensino ao firmar um convênio internacional com a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior, Politécnico e Universitário, de Portugal. Oficializada em 20 de fevereiro de 2025, a parceria foi assinada no Campus Mantiqueira da Unifeob, com a presença do Prof. Dr. António de Almeida Dias, presidente da CESPU, e de Marcos Torres, diretor-geral da instituição. A parceria fortalece a cooperação acadêmica entre as instituições e viabiliza a dupla certificação, ampliando as oportunidades para estudantes, professores e corpo técnico-administrativo.
O convênio estabelece a possibilidade de intercâmbio acadêmico entre as instituições, novos cursos livres e de pós-graduação, colaboração em eventos de interesse comum, compartilhamento de infraestrutura como laboratórios e bibliotecas, além de parcerias em pesquisa e extensão. O principal destaque é a dupla validação do diploma de Medicina Veterinária, permitindo que a partir de então, os egressos possam atuar tanto no Brasil quanto na Europa, facilitando o reconhecimento do título acadêmico nos países da União Europeia.
A parceria foi viabilizada a partir da indicação do Semesp, que destacou a Unifeob como referência na formação em Medicina Veterinária no Brasil. O curso da instituição Sanjoanense é o segundo privado a ser fundado no país e conta atualmente com mais de 600 estudantes ativos e reforça a posição da Unifeob no cenário da educação superior.
Segundo Bárbara Pessinatti, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Unifeob, “este convênio abrirá novas portas para nossos estudantes, permitindo a realização de intercâmbios, estágios e a possibilidade de obter uma dupla certificação, validada tanto no Brasil quanto na Europa. Além de enriquecer a formação acadêmica, essa parceria proporciona uma valiosa experiência profissional e pessoal, contribuindo para a formação de profissionais ainda mais preparados para atuar em um cenário global”.
A expectativa é que os estudantes possam começar a usufruir dos benefícios do convênio a partir do segundo semestre de 2025. Além da Medicina Veterinária, já estão em andamento negociações para expandir a parceria para outros cursos, como Engenharia Agronômica. Também haverá oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica, com a possibilidade de participação em cursos livres e programas de pós-graduação entre as instituições.
A assinatura do convênio se alinha à estratégia de internacionalização da Unifeob, consolidando sua atuação global e reafirmando seu compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados. “Esse convênio fortalece nossa relação com instituições de renome internacional e amplia as perspectivas profissionais dos nossos estudantes. Além de um grande marco acadêmico, também celebramos os 60 anos da Unifeob com um passo significativo rumo ao futuro”, concluiu José Roberto Almeida Junqueira, Reitor na Unifeob.


