Mais uma vez, os Indicadores de Qualidade da Educação Superior publicados pelo Ministério da Educação (MEC) destacaram a Unifeob entre as melhores instituições do país por ter mantido o Índice Geral de Cursos (IGC) – principal indicador de qualidade do ensino superior – acima de 4. Apenas 24,8% de todas as instituições de ensino superior do Brasil estão nessa faixa e este já é o 9º ano consecutivo que o Centro Universitário recebe esta excelente nota.
A Unifeob é conhecida por sua estrutura física, excelência no Projeto Pedagógico Institucional (PPI), docentes considerados referências em suas respectivas áreas de atuação e implantação de tecnologia em todos os cursos de graduação e pós-graduação. Poucas Instituições de Ensino conseguem manter o padrão de qualidade e permanecem com nota 4 por tanto tempo.
“Durante as avaliações fomos aumentando o número de cursos avaliados, isso dificulta mais ainda a manutenção do conceito 4, e nós conseguimos. Isto é reflexo de um trabalho incessante e da excelente qualidade que prezamos na Unifeob”, destacou a Diretora do Sucesso do Estudante, Patricia Furlanetto.
Excelência em São João
Com a nova publicação do MEC, São João ganhou destaque no quesito educação superior. Todas as faculdades presentes nas cidades ganharam conceito de 4 ou mais no IGC. “Ficamos muito felizes em ver que a qualidade da educação superior em São João da Boa Vista está cada vez maior. Assim, ficamos com a sensação de dever cumprido: estamos formando ótimos profissionais”, finalizou Patrícia.
Projeto Pedagógico Institucional
A evolução constante do Projeto Pedagógico, desde 2012, é considerada o ponto de virada para este salto de qualidade. A Unifeob adota estratégias e metodologias de aprendizagem com foco no desenvolvimento prático de competências alinhadas às tendências de mercado e necessidades dos estudantes, que se tornam o centro do processo, por meio de uma abordagem ampla e humanizada.
Avaliação
O IGC apresenta a avaliação de todos os cursos de uma instituição de ensino. É organizado em faixas de 1 a 5 – em que 4 e 5 são considerados ótimos. Para isso, é preciso que vários indicadores sejam satisfatórios: os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), a verificação do valor agregado pelo Centro Universitário durante a formação dos estudantes, a qualificação do corpo docente, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos.