Além da avaliação gratuita, tutores foram instruídos em uma ação de conscientização sobre os riscos de problemas cardíacos em cães e gatos.
Nesta época do ano, a equipe do Hospital Veterinário Unifeob promove o Novembro do Coração, ação de consultas veterinárias e conscientização de tutores sobre os riscos de problemas cardíacos em cães e gatos. A conscientização foi realizada na segunda-feira (22) e as avaliações em animais na terça (23). Ao todo, mais de 30 pets passaram pelo crivo dos estudantes de Medicina Veterinária.
“É neste momento que unimos o desenvolvimento dos alunos com o cuidado à vida animal e a conscientização da população”, defende a docente responsável pelo projeto de extensão, Maryna Lança. “Fazemos com que reconheçam as doenças que aprenderam, avaliem os pacientes e façam seus próprios diagnósticos, sempre com acompanhamento de professores ou residentes das áreas de Clínica Médica de Pequenos Animais e Anestesiologia”.
“É neste momento que unimos o desenvolvimento dos alunos com o cuidado à vida animal e a conscientização da população”, diz a docente Maryna Lança.
A ação acontece anualmente. Segundo a médica veterinária, o papel dos futuros profissionais da área é realizar a triagem para identificar animais idosos, raças predisponentes e sintomas específicos, como cansaço fácil e desmaio sem causas aparentes. “Nós envolvemos os estudantes do Módulo 2, pois é nele que conhecem o sistema cardiovascular”, explica. “O Novembro do Coração é mais uma ação social de Medicina Veterinária, em que desenvolvemos nossos estudantes, instruímos a população e salvamos muitas vidas”.