Mais de 120 trabalhos são apresentado no 7º Encontro Científico da Unifeob

O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa Institucional com auxílio de docentes e coordenadores do Centro Universitário.

Incentivar a produção científica durante a graduação é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e da comunidade. A Unifeob, por meio do seu Núcleo de Pesquisa Institucional (NPI), realizou nos últimos dias 26 e 27 de novembro a 7ª edição do Encontro Científico-Acadêmico. Foram mais de 600 inscrições, 130 estudantes selecionados, 122 trabalhos científicos apresentados e uma centena de docentes diretamente envolvidos na orientação dos projetos, além dos 30 avaliadores de salas.

“Isso resulta em contribuições relevantes e significativas para a sociedade como um todo”, diz a diretora de Projetos e Educação Continuada, Ana Flávia Carvalho

Ao todo, foram 37 projetos integrados (PIs), 30 trabalhos de conclusão de curso (TCCs) e 55 iniciações científicas, além de 37 trabalhos do 21º Encontro Científico-Acadêmico do Curso de Medicina Veterinária (Enavet). As apresentações aconteceram de forma virtual, por videoconferências no Google Meet, e presencialmente na Fazenda-Escola e no Prédio F do Campus Mantiqueira. “Para a comissão organizadora, a participação efetiva do estudante é o que mais importa”, explica a diretora de Projetos e Educação Continuada, Ana Flávia de Carvalho. “Para as bancas avaliadoras de TCCs de alguns cursos, os coordenadores optaram por apresentar presencialmente devido ao tempo do processo avaliativo”.

Pesquisa no Centro Universitário

O desenvolvimento de projetos científicos contribui para tornar os estudantes mais capacitados. “Eles adquirem uma autonomia intelectual que alcança ambientes para além da instituição. Isso resulta em contribuições relevantes e significativas para a sociedade como um todo, impactando em melhorias sociais, ambientais e econômicas”, garante Ana Flávia. “A partir da curiosidade, as perguntas surgem e as respostas aparecem com a metodologia desenvolvida. Toda pesquisa é importante, seja pela trajetória de aprendizado, seja pelos resultados obtidos”.

A diretora ressalta que o propósito do Núcleo de Pesquisa Institucional da Unifeob é contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável. “Além disso, promover ações comunitárias explorando todas as áreas do saber, propagar conhecimento para a sociedade, valorizar seu núcleo de pesquisadores, estimular e apoiar a captação de recursos nacionais e internacionais, resguardar a instituição e seus pesquisadores no que tange à propriedade intelectual de suas produções, valorizar a interação mútua entre os grupos de pesquisa e o engajamento das Iniciações Científicas, o primeiro passo para a carreira acadêmica”, afirma.

Publicação

Os trabalhos aprovados pelas bancas avaliadoras são compilados, passam por um sistema antiplágio e verificação dos itens mínimos predeterminados para publicação durante a inscrição. Depois da análise dos trabalhos pelo Núcleo de Pesquisa, os Anais são formatados e divulgados para a comunidade acadêmica em aproximadamente dois meses. Em seguida, são publicados no repositório da Biblioteca Unifeob e na página de Pesquisa do site oficial: unifeob.edu.br/pesquisa.

Calendário de eventos

Além do Encontro Científico, outros eventos também fazem parte do calendário acadêmico elaborado pelo Núcleo de Pesquisa. Todos os cursos e palestras ficam disponíveis no canal oficial da Unifeob no YouTube: youtube.com/user/unifeob. “Atividades como essas permitem aos estudantes elaborar os trabalhos propostos com maior chance de assertividade e aprendizado. Elas são estruturadas para acompanhar o desenvolvimento dos projetos e dos editais de Iniciação Científica publicados duas vezes ao ano”, conta Ana Flávia.

O 3º Meeting de Pesquisa, realizado virtualmente entre 25 e 31 de maio, foi um dos eventos programados. As pautas apresentadas foram: “Comitê de Ética e Pesquisa Humana (CEP) da Unifeob – Como e por que submeter projetos / Prazos e importância / Utilização da Plataforma Brasil”; “Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Unifeob – Como e por que submeter projetos / Prazos e importância”; “Pesquisa Científica: o que é, como e para quê?”, em parceria com o Laboratório de Letramento Técnico-Científico do Instituto Federal de São João da Boa Vista (Laletec IFSP-SBV).

Outros eventos foram as oficinas “Estruturar um projeto de pesquisa: o que é, como e para quê?” e “Como estruturar os objetivos da pesquisa científica”, ministradas pela Prof. Dra. Rosana Ferrareto, outra parceria do Laletec do IFSP-SBV, realizada totalmente on-line por meio do Google Meet.