O diretor de Redes e Parcerias e a coordenadora do curso de Pedagogia da Unifeob se reúnem para celebrar o centenário de nascimento do educador.
O diretor de Redes e Parcerias da Unifeob, João Otávio Bastos Junqueira, e a coordenadora do curso de Pedagogia, Patrícia Furlanetto, foram convidados para um bate-papo sobre o educador Paulo Freire, por ocasião do centenário de seu nascimento. A transmissão do Chá Literário da Academia de Letras de São João da Boa Vista, em sua quarta edição em 2021, será realizada no sábado (19), às 17h, em seu canal oficial no YouTube.
“Procuramos sempre homenagear algum intelectual de quem se comemora um aniversário especial”, explica a presidente da Academia, Beatriz Castilho. “Paulo Freire é uma referência para a educação no país e no mundo, além de ser patrono de uma das cadeiras de nossa Casa de Letras – a propósito, quem o elegeu patrono e ocupa essa cadeira é o João Otávio”.
Passado e futuro da Educação
Apaixonada por Educação, a historiadora Patrícia Furlanetto comemora a oportunidade de realizar o debate. “Paulo Freire foi um educador na essência do termo, vivia pela possibilidade de transformar vidas. Pernambucano, vivenciou desde criança a realidade diversa do Nordeste, onde a miséria e a riqueza exacerbadas coexistem quase que naturalmente. Foi neste contexto que levantou a bandeira de que o Brasil não poderia mais viver com um número tão significativo de adultos analfabetos”, relata.
“Será um diálogo entre o passado e o futuro da Educação”, diz a coordenadora do curso de Pedagogia, Patrícia Furlanetto
Para ela, dividir o espaço com João Otávio torna a ocasião ainda mais significativa. “Ele é neto de um pernambucano e também vive pela Educação e pela ampliação deste direito constitucional. Cada um em seu tempo: Freire entre os anos 1960 a 1990, centrado na ampliação da educação básica; e João Otávio nas primeiras décadas do Século XXI, centrado na ampliação da educação superior”, analisa Patrícia. “Será um diálogo entre o passado e o futuro da Educação”.
A presidente Beatriz acredita que a dupla de convidados enriquecerá expressivamente a pauta. “A Patrícia sempre teve um grande envolvimento com a área educacional, tem um sólido conhecimento na área de Pedagogia e Metodologias Ativas. Ninguém melhor do que ela e João Otávio, apaixonados por Educação, para tratar do assunto. Ambos poderão mostrar por que, um século após nascido, Paulo Freire continua atual”.
Paulo Freire
Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Em 2021, completaria 100 anos de idade, e sua obra e influência permanecem extremamente atuais e relevantes, especialmente com a popularização das metodologias ativas de aprendizagem.
Academia de Letras
Fundada em 1971, a instituição de São João da Boa Vista comemora em novembro 50 anos de existência. “A Academia entende que o manejo da linguagem, assim como a leitura e a literatura, são instrumentos fundamentais para a liberdade humana e para o alívio da alma, especialmente nestes tristes tempos de pandemia e embates ideológicos”, afirma Beatriz Castilho.
Com diversas publicações, como revistas e antologias, a instituição é responsável pelo fomento à leitura e escrita de várias gerações. “Além de palestras e eventos, dois concursos são promovidos para incentivar os talentos locais: o Concurso Redação na Escola, voltado aos estudantes, e o Concurso Literário de Poesia e Prosa. Tudo isso é realizado graças ao trabalho incessante dos acadêmicos e ao apoio dos sanjoanenses”.