O Simpósio de Formação Pedagógica nasceu do propósito de um grupo de educadores que entendem a EDUCAÇÃO como a ferramenta mais poderosa para a mudança do mundo.
De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), a formação continuada deve ser um processo inerente à prática dos educadores. Assim, a Unifeob, exercendo sua vocação de Responsabilidade Social, em especial na área da Educação, e o Departamento Municipal de Educação de São João da Boa Vista uniram esforços na organização deste evento que já entrou definitivamente no calendário escolar da região.
Estamos na 3ª edição do Simpósio de Formação Pedagógica, que reunirá profissionais da educação básica para refletir sobre Educação e Tecnologia: bem-vindos ao futuro!
A educação transforma a vida das pessoas para que elas possam mudar o mundo! Uma homenagem especial e carinhosa ao nosso patrono da educação,
Paulo Freire
Essa edição contará com palestras, oficinas e rodas de conversas temáticas. Serão mais de 30 oficinas e 6 palestras, todas sob responsabilidade pedagógica da Unifeob.
A programação acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, de forma remota, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Unifeob no YouTube (os inscritos receberão os links por e-mail).
Este evento conta com certificação.
Valor de investimento: R$ 30,00
Pagamento pelo PagSeguro em até 3x
Confira a descrição de cada oficina, clicando no botão abaixo e acessando o cronograma detalhado!
TEMA | PROFESSOR RESPONSÁVEL | Vagas |
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Paulo Freire: um método de alfabetização, uma pedagogia para a vida | Mariangela Leocardio Jacomini | Esgotadas |
A Educação Multicultural Crítica: uma Perspectiva Antropológica | João Fábio Diniz | Abertas |
Desenvolvimento de competências socioemocionais no currículo | Fabiana Bozelli | Abertas |
Estimulação Psicopedagógica | Lilian Ibanhez | Esgotadas |
Habilidades fundamentais para aprendizagem | Eliane G. Fernandes | Esgotadas |
Psicomotricidade e educação | Renata Borba | Esgotadas |
Mediação da Aprendizagem: Os Critérios de Mediação, as Neurociências e o Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais | Sandra Garcia | Abertas |
A Meditação e Neurociência na Prática Docente | Cintia Rossi | Abertas |
Aprendendo por meio de brincadeiras | Cristiane Clíssia Pereira | Esgotadas |
Como engajar seus estudantes digitalmente. | Rodrigo Simão Da Costa | Abertas |
Relações interpessoais e comunicação não violenta | Danielle Rodrigues | Abertas |
Crianças em situação de risco: como trabalhar? | Maira Goulardins | Abertas |
A Educação Montessori – contribuições para a educação de 0 a 3 anos | Nayara Vicari De P. Baracho | Esgotadas |
Os Berçários e Jardins Waldorf: A Criança de 0 a 3 Anos na Visão da Antroposofia | Francine dos Reis | Esgotadas |
Autoavaliação institucional: conhecer para intervir e transformar | Fátima Médici | Abertas |
Como explorar jogos e atividades digitais na alfabetização | Google For Education | Abertas |
Confira a descrição de cada oficina, clicando no botão abaixo e acessando o cronograma detalhado!
Tema | Professor responsável | Vagas |
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Gameficação e Aprendizagem | Rodrigo Marudi | Esgotados |
Tecnologia e Educação | Reinaldo Moraes | Esgotadas |
Aprendendo Ciências de forma lúdica | Marco Roqueto | Esgotadas |
Relaxamento e respiração na sala de aula | Dayane Alcântara | Esgotadas |
A Experiência do SOS Educação: Mídias Sociais Como Espaço de Aprendizagem | Júlia Pacheco e Eduardo Cavareto | Abertas |
Como trabalhar com a inteligência socioemocional da criança | Marcela Duarte Prado | Esgotadas |
Primeira Infância em Foco | Lucilene Soares Gonçalves de Oliveira | Esgotadas |
Geografia no ensino híbrido, geografias da pandemia | Hevisley William C. Ferreira | Abertas |
O Planejamento Reverso e sua Aplicação nos Ensinos Presencial, Remoto e Híbrido | João Fábio Diniz | Esgotados |
Arte e Música Como Componente Curricular no Ensino Fundamental I | Francine dos Reis | Esgotadas |
Gestão escolar e formação docente na era digital | Johnny Ribeiro | Abertas |
A eficácia do Team Based Learning como forma de explorar as interações discentes | Matheus Vanzella | Abertas |
Alfabetização e Letramento em um mundo grafocêntrico | Eliane G. Fernandes | Esgotadas |
Ensinando história: os processos de aprendizagem na história | Diogo Henrique Vianna | Abertas |
O que é Storytelling e como usar na educação? | Google For Education | Abertas |
A programação deste evento foi preparada com muito carinho!
As palestras e oficinas serão ministradas por professores que apresentarão temas de alta relevância de forma muito especial.
Você pode conferir o mini currículo de todos os professores participantes do evento, clicando no botão abaixo.
Vagas: abertas
Professora Patrícia Furlanetto
Professora de Graduação e Pós Graduação e Gestora Educacional, com a filosofia de que a Educação é a única transformação possível. Desde 2012 apaixonada por Gestão Acadêmica e Construção de Planos de Desenvolvimentos Institucionais, além de Projetos Pedagógicos Institucionais e de Cursos. Liderança colaborativa em Formação de Docentes e equipes de Coordenadores Pedagógicos.
Vagas: abertas
Professora Janaína Mourão
É licenciada, mestre e doutora em Geografia. Atua como formadora de professores desde 2010. Em 2019 fundou a EducaEthos, com o intuito de prover formações pautadas na humanização, tendo sido coordenadora e formação docente do grupo Anima. Em 2018 foi professora implementadora do programa de formação docente do grupo Anima. Em 2018 foi professora formação docente do grupo Anima. Em 2018 foi professora visitante na Graduate School of Education da Universidade de Stanford.
Professora Roberta Aquino
Especialista em transformação digital, tecnologia educacional, metodologias ativas e inovação em educação presencial, remota e híbrida. Google Innovator, Google Trainer, Lider GEG CDMX (México) e Mentora GEG for LatAm. Oferece treinamento e consultoria para instituições e organizações educacionais no Brasil e na América Latina. Profissional multidisciplinar com doutorado em Ciências e especialização em Tecnologia da Informação, MBA em Marketing. Apaixonada por aprendizado, ensino, tecnologia e inovação. Especialista em transformação digital e EdTech, treinamento e suporte para Google Apps for Education, bem como educação remota.
Vagas: abertas
Vamos discutir sobre: Experiências exitosas de Práticas Pedagógicas.
Vagas: abertas
Professor José Motta
Além de professor, pesquisador, autor e entusiasta em inovações educacionais, é graduado em Engenharia Civil pela UFPR, pós-graduado em Administração de Escolas na FAE Business School, tem MBA em Gestão Empresarial (FAE Business School & Baldwin Wallace College | Ohio-USA), é especialista em Principles of Technology (CORD International | Texas-USA) e mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University (Flórida-USA). Co-Founder da Moonshot Educação, diretor educacional da Silicon Valley Brasil, head of EdTech na Beenoculus XR e head of Active Learning na Beetools – escola de inglês mais inovadora do mundo – que utiliza (de verdade) Realidade Virtual, Inteligência Artificial, Big Data, Gamification e Flipped Learning na promoção da aprendizagem ativa. Consultor especialista em Metodologias Ativas, palestrante de temas ligados à Educação, tais como: Aprendizagem Híbrida (Blended Learning), Educação 5.0, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Tecnologias Educacionais Emergentes e A Educação para um Mundo Exponencial.
Professor Marlon Brunetta
Professor e entusiasta das metodologias ativas de ensino e das tecnologias educacionais. Graduado em Matemática com mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela UFPR. Atuou como docente por mais de 24 anos desde a educação básica até a pós-graduação em diversas instituições de ensino na cidade de Curitiba. O meu propósito é impactar o maior número de professores e gestores para termos uma educação mais ativa e significativa.
Vagas: abertas
Vamos discutir sobre: A importância de Paulo Freire em nossa formação
Vagas: abertas
Professor Cesar Nunes
Cesar Aparecido Nunes é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia. Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1996 e defendeu a Livre Docência em 2006. É professor titular da Faculdade de Educação, na área de Filosofia e Educação, e atua nas linhas de pesquisa de Política, Ética e Educação, Epistemologia e Teorias da Educação. Publicou 44 artigos em periódicos especializados e 334 trabalhos em anais de eventos. Possui 21 capítulos de livros e 35 livros publicados. Participou de 423 eventos no Brasil e 21 eventos no Exterior.