I SECITEM: Uma jornada de conhecimento e colaboração em São João da Boa Vista

A primeira edição do I SECITEM – Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia da Mantiqueira ocorreu entre os dias 9 e 11 de novembro em São João da Boa Vista. O evento foi realizado em parceria com as instituições de ensino superior de São João da Boa Vista-SP e Poços de Caldas-MG, marcando um passo importante para o avanço do conhecimento e colaboração entre as instituições de ensino na região.

As atividades foram distribuídas ao longo de três dias, com o primeiro ocorrendo na quinta-feira, dia 09. A cerimônia de abertura contou com a palestra de Yuri Trafane e a presença do reitor e vice-reitora da UNIFEOB, além de alunos, professores e representantes da UNESP, IF São João da Boa Vista e IF Poços de Caldas. A diversidade de participantes refletiu o comprometimento das instituições envolvidas.

A sexta-feira, 10 de novembro, foi marcada pelas apresentações de trabalhos no Campus Mantiqueira da Unifeob, onde alunos, professores e pesquisadores compartilharam suas pesquisas e inovações, destacando a excelência acadêmica presente no I SECITEM.

No sábado, dia 11 de novembro, também na Unifeob, ocorreram mais sessões de apresentações e mesas redondas. As discussões abordaram temas relevantes e atuais, como tecnologia, sustentabilidade e os impactos da inteligência artificial.

O reitor e vice-reitora da Unifeob, juntamente com representantes da UNESP, IF São João da Boa Vista e IF Poços de Caldas, estiveram presentes ao longo dos dias, reforçando o compromisso das instituições com o I SECITEM.

O I SECITEM proporcionou um espaço para a divulgação de pesquisas e trabalhos inovadores, além de fortalecer parcerias e abrir caminhos para futuras colaborações entre as instituições de ensino.