Estudantes de arquitetura e urbanismo da Unifeob participaram de uma atividade inovadora na última sexta-feira, 25.
Com a necessidade do projeto de uma nova escola estadual, a prefeitura Municipal de São João da Boa Vista firmou parceria com a universidade para que os estudantes possam ter a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula e desenvolverem o projeto da escola.
Para concluir a atividade, os alunos se dividiram em cinco grupos e trabalharam em conjunto nos projetos.
A apresentação de cada turma contou com a supervisão de docentes de arquitetura e urbanismo e representantes da prefeitura junto com o departamento de educação.
Para o diretor de gestão e planejamento urbano, Rodion Moreira, os projetos são de qualidade profissional. “Fico impressionado com o poder criativo dos estudantes da Unifeob e estamos muito honrados em dar essa oportunidade de trazer eles para a realidade e dar início a vida profissional deles”, afirmou.
Após todas as apresentações, os responsáveis da Unifeob e prefeitura se reuniram para selecionar os três melhores. A próxima etapa é levar os projetos finalistas para análise da prefeita Teresinha, para que então um seja o vencedor e o projeto seja executado. Depois desse processo, a prefeitura Municipal irá premiar os três finalistas.
O coordenador do curso, Ricardo Ciaco, ressaltou que a importância de vencer vai além do prêmio. “O grupo vencedor vai vivenciar o que é ser um escritório profissional e ter a responsabilidade da parceria com a prefeitura. Eles vão precisar se envolver a fundo no projeto e acompanhar a obra, isso traz um preparo incrível que vai além da faculdade”.
Beatriz Ferreira faz parte de um dos grupos finalistas e ao ser selecionada, não conteve a emoção. “Ainda não caiu a ficha que posso ter um projeto concretizado de verdade. Agradeço a Prefeitura e a Unifeob por essa oportunidade e nos valorizar com alunos”.
Os critérios utilizados pelos docentes e representantes da prefeitura foram viabilidade técnica, econômica e adequação do projeto ao local. Após todos os processos, a escola estadual será construída no Parque dos Resedás.
ATELIÊ VERTICAL
A atividade realizada faz parte do Ateliê Vertical, um projeto que a Unifeob desenvolve com os estudantes desde o ano passado e tem como objetivo trazer a realidade da vida profissional dentro das salas de aulas.
De acordo com a docente Isabela Donato, durante essas atividades que acontecem todas as sextas-feiras, estudantes de vários módulos do curso de arquitetura e urbanismo se reúnem e formam escritórios. “Esses escritórios intermodulares se envolvem e passam a desenvolver projetos de demandas reais, seja projetos particulares, de amigos ou familiares”.
Esta foi a primeira vez que os estudantes do ateliê vertical se envolvem com um projeto real de tamanha importância e tem a oportunidade de ver a obra sair do papel.
Para o docente Victor Minghini este é o primeiro de muitos projetos. “Com o sucesso dessa parceria, a Unifeob irá atender outras demandas de empresas, instituições e até mesmo a prefeitura novamente”.