Acontece na Unifeob

Estudantes de psicologia criam jogos com abordagem lúdica

No início do semestre foi apresentado a proposta da criação de recursos psicanalíticos aos estudantes do primeiro ano de psicologia como sendo o trabalho final da unidade.  De acordo com a coordenadora do curso, Tamires Camargo, objetivo da atividade era promover o trabalho em equipe, estimular a criatividade, fazer com que eles não apenas reproduzissem o tema estudado ao longo do semestre, mas que pudesse ser um aprendizado cheio de significado para cada um diante de assuntos complexos abordados pela unidade de estudo.

Para isso, cada grupo ficou responsável por apresentar um tema estudado de modo lúdico, através de jogos. A ideia era que não apenas apresentassem os jogos, mas que pudessem jogar, e assim foi feito.

Os estudantes aproveitaram jogos que conhecem ou gostam, e fizeram todas as adaptações para transformá-los em conteúdos psicanalíticos. Como resultado, foram desenvolvidos: jogo da memória dos Chistes, caça-palavras da Nomofobia, SuperNeurose, tabuleiro das Fases psicossexuais, Jogo da Vida Perverso, tabuleiro do Complexo de Édipo, vivência sensorial da Psicose, batalha da Psicoses, jogo da Histeria, jogo de cartas dos Atos Falhos, também foi apresentado o P.G.A  (Psico Game Analysis), um jogo que tem como foco a imaginação e a resolução de problemas. Este grupo abordou a temática neuroses e utilizou de “panic rooms” para desenvolver a criatividade, o raciocínio, e incentivar a autoconfiança do jogador por meio de desafios e inimigos temáticos dentro de cada sala.
O jogo acompanha um sistema de medo e coragem que aumenta ou diminui dependendo da performance e sorte do jogador.

“A dedicação e comprometimento dos estudantes ao longo do semestre, buscando inclusive ajuda dos veteranos para a realização da atividade, resultou em jogos muito bem elaborados, criativos e maravilhosos. Realmente fiquei muito orgulhosa do resultado final”, destacou Camila da Silva Cabral, professora responsável pela unidade de estudo em Psicanálise.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Pesquisar

Precisando de uma força?

Veja o programa de bolsas e financiamentos da Unifeob

Mais lidas

Recomendados