Acontece na Unifeob

Estudantes de Psicologia apresentam ZINE sobre NOMOFOBIA em diversos locais da Região

Focados em estudar o comportamento humano diante ao aparelho celular, os estudantes de Psicologia do módulo de Fundamentos em Saberes Psicológicos prepararam uma psicoeducação sobre a nomofobia e levaram o conhecimento a diversos locais em São João e Região. Entre eles: SESI, ETEC; SENAI; Escolas Particulares, estaduais e diversos comércios.


Para isso, eles personalizaram o ZINE de acordo com a demanda, ou seja, nomofobia e a adolescência, nomofobia e o âmbito organizacional; nomofobia e crianças, entre outras temáticas, além de realizarem diversas dinâmicas para conscientização de hábitos e possíveis mudanças. 

Após a atividade, receberam diversos feedbacks dos anfitriões que agradeceram a presença dos estudantes de Psicologia para trazer uma assunto tão atual e relevante. Algumas crianças foram presenteadas com o zine para ilustrar e realizar jogos dentro desta temática.

Para a professora orientadora do PI, Tamires Camargo, a ação proporcionou muito orgulho pela dedicação e competência dos estudantes que não pouparam esforços para entregar o melhor à população. “Os estudantes foram totalmente caprichosos e criativos na realização do ZINE e realizaram as apresentações com postura assertiva e condizente com os contextos escolhidos”, destacou. 

Já o estudante Jair Severiano da Silva Júnior relata que realizaram o projeto em uma escola estadual em um bairro bem simples, onde foi notório o quanto o assunto abordado foi bem-vindo aos estudantes, principalmente por se tratar de algo novo e que muitos não conheciam. Também comenta que a escola parabenizou a apresentação pela dinâmica e por fazerem os estudantes interagirem e participarem, desta forma. “O PI foi algo muito especial, como se fosse um presente que recebemos neste primeiro ano de psicologia, pois sinto que pude contribuir com a formação e a psicoeducação de muitas pessoas, consequentemente para a saúde mental  e um país cada vez melhor”.

A estudante Grazielly Vasconcelos traz que a apresentação do zine foi muito positiva para eles, pois foi possível sensibilizar trabalhadores que estavam presentes no dia. “Foi gratificante os ver com tanto interesse no que tínhamos para falar. Escolhemos o âmbito organizacional pois todo mundo tem a necessidade de estar inserido nele, e pelos feedbacks, chegamos a conclusão de que foi muito útil, ainda mais para reduzir possíveis acidentes de trabalho. Isso faz tudo valer a pena”.

“Apresentar o conteúdo sobre o Zine Nomofobia no Colégio El Shadai, agregou significativamente no meu desempenho acadêmico, de modo que o mesmo proporcionou inúmeras reflexões em torno das problemáticas apresentadas pela escola devido ao uso excessivo do celular por crianças do Ensino Fundamental. Conseguimos colocar em prática nosso conhecimento em atividades elaboradas sobre o tema e ver a aceitação e compreensão das crianças acerca do tema abordado foi muito positivo e gratificante”, finalizou Ana Gabriela de Araújo. 

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Pesquisar

Precisando de uma força?

Veja o programa de bolsas e financiamentos da Unifeob

Mais lidas

Recomendados