Mais de 300 alunos foram imunizados pela Vigilância Epidemiológica de São João da Boa Vista
Os alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB receberam a primeira dose da vacina antirrábica em 21 de maio. A aplicação ocorreu no próprio centro universitário, no campus do Mantiqueira, com a equipe da Vigilância Epidemiológica e do Curso de Enfermagem, sob coordenação de Ludmila Zan, Eliane Mendes e Bárbara Pessinatti.
De acordo com a coordenadora do curso, Professora Bárbara Pessinatti, médicos veterinários e estudantes de veterinária estão constantemente expostos a riscos de doenças infecciosas em função da proximidade com os animais. “Uma série de vacinas são necessárias para a proteção do profissional e do estudante em relação às zoonoses (doenças que são transmitidas de animais para humanos). Por isso, organizamos a imunização da vacina antirrábica visando à proteção dos alunos contra a raiva”, explicou.
A aplicação foi realizada pela Vigilância Epidemiológica a pedido da coordenação do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB. “Conseguimos as doses da vacina antirrábica para todos os estudantes do curso e também doses de vacinas para gripe e febre amarela, as quais foram estendidas também aos colaboradores do UNIFEOB”, ressaltou Pessinatti.
A ação contou ainda com a participação do curso de Enfermagem da UNIFEOB, que, sob a coordenação da Professora Eliane Mendes, professores, preceptores e estudantes, auxiliaram no cadastro e aplicação das vacinas.
O enfermeiro desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e prevenção de doenças da comunidade. Assim, é muito importante que os estudantes se envolvam em todas as oportunidades de ações neste sentido, especialmente quando aproximam e fortalecem as relações entre os cursos do Centro Veterinário.
“Mutirões de vacinação como este mobilizam várias competências técnicas, científicas e gerenciais essenciais para o enfermeiro, além das competências atitudinais como organização e planejamento, comunicação, relacionamento interpessoal, comprometimento, visão sistêmica e o trabalho em equipe, no qual são envolvidos os profissionais da vigilância epidemiológica que coordenam a ação”, afirmou Eliane Mendes.
A imunização dos estudantes teve início em 21/05 (primeira dose) e será finalizada em 28/05, com a aplicação da segunda dose. Após receberem a segunda dose, eles serão direcionados para coletar sangue e verificar a titulação, a fim de saber se, de fato, estão protegidos.