No último dia 21 de março, estudantes do curso de Psicologia da Unifeob realizaram uma emocionante ação em celebração ao Dia Mundial da Síndrome de Down, também conhecida como T21. A iniciativa surgiu a partir dos alunos do Módulo de Bases Biológicas em Processos Psicológicos, durante a unidade de Psicologia e Genética. O grupo compartilhou a ideia com estudantes de outros módulos, que prontamente se engajaram na causa.
O objetivo principal da ação foi conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre a importância desta data, que visa promover a inclusão e valorização das pessoas com Síndrome de Down. Os estudantes foram os protagonistas da iniciativa, exibindo vídeos informativos e vestindo meias diferentes umas das outras, de forma criativa para chamar a atenção e gerar questionamentos.
“A participação dos estudantes foi total. Eles me mostraram a ideia, adorei e então começaram a iniciativa convidando colegas”, disse Tamires Camargo, coordenadora do curso. A ação não só promoveu a reflexão sobre a inclusão e a diversidade, como também evidenciou o engajamento dos estudantes da Unifeob em causas sociais relevantes.
Com essa iniciativa, os estudantes mostraram que a Unifeob não se limita apenas ao ensino formal, mas também é um espaço de conscientização, empatia e solidariedade.
Dia Mundial da Síndrome de Down
O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012.
A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. Vale ressaltar que a Síndrome de Down não é uma doença e sim uma condição genética inerente à pessoa.