Estudante UNIFEOB é convidado para apresentar projeto na abertura do Hackathon

O estudante do sétimo módulo de Engenharia Civil, Maxuel da Silva, discursou na abertura do evento Hackathon a convite da rádio Jovem Pan, com o apoio do professor e coordenador de curso, Ricardo Ciacco.

Ouvinte assíduo da rádio, Max contribui ativamente com a programação, enviando mensagens e opiniões sobre os assuntos relacionados à Engenharia e a UNIFEOB. E foi exatamente assim que o convite para o Hackathon surgiu.

“Eu estava participando do programa e elogiei o projeto deles. Achei interessante porque a gente elaborou esse projeto aqui na UNIFEOB, que seria sobre a parte de enchentes e alagamentos, então nós tínhamos muitos dados para oferecer. Me dispus a ajudar caso precisassem de alguma coisa”, conta Max.

O projeto em questão, desenvolvido como um projeto de extensão na UNIFEOB, realizou um estudo topográfico por todos os pontos de maior incidência de alagamentos e enchentes em São João da Boa Vista, coletando dados úteis para o desenvolvimento de novas soluções para os problemas.

“Fiquei muito contente porque foi um reconhecimento não só da galera da Jovem Pan, que está sempre convidando a gente para estar lá, e ela também convidar (Thaís) com o maior carinho o Max, já encaixando a UNIFEOB junto… pra mim foi muito gratificante”, ressaltou Max.

O projeto foi apresentado pelo estudante na abertura do Hackathon, que aconteceu no último dia 15 de abril.

O que é um hackathon?

Trata-se de uma maratona de desenvolvimento de ideias inovadoras para resolver uma problemática previamente apresentada. São formadas equipes com pessoas de diferentes áreas do conhecimento e mentores – isso possibilita o networking, inclusive com empresas participantes. Após o desenvolvimento, o projeto é apresentado a jurados e, seguindo um sistema de pontuação, os mais interessantes e aplicáveis vencem a competição. O objetivo final, no entanto, é ter um banco com todas as soluções criativas desenvolvidas pelos grupos.

“É uma grande oportunidade. Participar de maratonas de tecnologia como essa, promovida pela Unifeob, é importante tanto para o crescimento pessoal quanto para o profissional”, diz o coordenador de Projetos de Tecnologia da Unifeob, Rodrigo Marudi.