Estudante da Unifeob é convidada para publicar Iniciação Científica

A estudante de Pedagogia da Unifeob Júlia Vitória Rodrigues Pacheco foi destaque em um livro lançado recentemente pela Editora Atenas. A futura pedagoga publicou um capítulo no livro “Demandas para a Educação Brasileira no Século XXI: Desafios Emergentes”.

Júlia recebeu o convite da publicação, após a apresentação da sua pesquisa de Iniciação Científica no Encontro Científico-Acadêmico da Unifeob em 2022.

O capítulo do livro é intitulado “Diversidade e (In)Tolerância Religiosa na Educação: o Caso das Escolas Municipais de São João Da Boa Vista-Sp” e foi elaborado em parecia com seu orientador e professor João Fábio Diniz.

O estudo que foi base para a realização do capítulo teve como objetivo analisar os casos de tolerância/intolerância religiosa nas escolas municipais da cidade. Para isso, primeiro foi feita uma análise teórica robusta sobre a relação entre Direitos Humanos, Diversidade e Educação para que se explorassem as reflexões acadêmicas de vanguarda da Antropologia e da chamada Educação Multicultural Crítica, base para uma discussão científica sobre o tema.

Na sequência, foram realizadas entrevistas com professores da Educação Fundamental da rede municipal de ensino de São João da Boa Vista, a fim de buscar identificar a percepção dos profissionais do município sobre a questão.

Assim, o estudo concluiu que, apesar de haver alguns esforços positivos no sentido de buscar diminuir os casos de intolerância religiosa e de valorizar a diversidade nas instituições de ensino, eles ainda devem ser considerados insuficientes para que se construa uma escola de fato multicultural e multirreligiosa, uma vez que ações preconceituosas e discriminatórias em relação a determinadas manifestações religiosas continuam a acontecer.

“O sucesso da investigação da estudante comprova a relevância que a Iniciação Científica pode ter para uma formação de qualidade, uma vez que a realização de uma pesquisa acadêmica já durante a graduação sublinha a importância que o saber científico deve ter na atuação profissional dos egressos”, destacou João Fábio.

Sobre a experiência de sua pesquisa e da publicação do capítulo do livro, Júlia Pacheco aponta que: “escrever um artigo científico a partir de minha pesquisa de Iniciação Científica foi uma experiência extremamente valiosa para mim. A pesquisa e o processo de escrita contribuíram significativamente para o desenvolvimento das minhas habilidades, e isso certamente fortalecerá o meu currículo. Acredito que todos os estudantes deveriam ter a oportunidade de passar por essa experiência enriquecedora. Sou muito grata pelo apoio do meu orientador, pois isso tornou todo o processo ainda mais leve e produtivo.”   Os interessados podem conferir a versão online do livro no link.