Muitas pessoas iniciaram o ano de 2023 com motivos especiais para sorrir, dentre elas, Susanne Santos, recém formada no curso de Enfermagem pela Unifeob. O motivo? A profissional acaba de ser aprovada no Programa de Residência em Enfermagem da USP, um dos mais cobiçados do Brasil.
O processo seletivo foi realizado em duas provas, P1 e P2, e após contabilizar as notas, a última etapa é a avaliação do currículo do candidato, que leva em conta tudo o que o mesmo realizou durante seu período acadêmico. Mais uma vez Susanne fez bonito e atingiu a nota máxima nesta etapa, uma vez que a profissional realizou iniciação científica durante a graduação, ministrou monitorias, fez cursos extracurriculares e participou de trabalhos voluntários, que contabilizam muitos pontos na avaliação.
A profissional conta que ficou sabendo sobre o programa através da Dra. Livia Scalon, docente do curso de Enfermagem e que também participou do Programa de Residência.
“Desde então resolvi procurar melhor e ver quais eu iria prestar. A USP sempre foi meu alvo para aprovação. A Lívia e a Mara (docentes e preceptoras) sempre foram as que me apoiaram e incentivaram na decisão, devo muito a elas”, destacou Susanne.
A profissional conta que, assim que tomou a decisão de participar do Programa, ajustou seu foco total na tarefa e se dedicou muito para conseguir essa aprovação.
“Sempre quis algo a mais para minha vida profissional, então, quando soube da residência, foquei totalmente nela com o sonho de entrar e ser uma das residentes da USP. Sabia que era totalmente difícil de entrar, mas com dedicação eu sabia que conseguiria”.
Susanne é, sem dúvidas, um exemplo de dedicação e foco, que inspira as novas gerações e enche nossa Instituição de orgulho. Em suas palavras, a enfermeira ressaltou que “se sente radiante e grata com a notícia. É, de fato, ver um sonho ser realizado!”.
Além de ser aprovada no Programa de Residência, a profissional foi ainda mais longe e publicou seu primeiro artigo científico na revista Recien – Revista Científica de Enfermagem, com circulação nacional e internacional.
Susanne também fez parte do Programa Simbia da Unifeob, que “abriu as portas acadêmicas para minha vida! Graças a oportunidade oferecida, pude cursar Enfermagem e alcançar tudo que estou conseguindo!”, ressaltou.
O Programa Simbia
O Programa Simbia carrega o DNA da Unifeob e nasceu do desejo de ampliar esse potencial de mudanças significativas, proporcionando ao jovem em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de ingressar no curso de seus sonhos e transformar a sua realidade e a do seu entorno por meio da educação de qualidade.
O Simbia existe graças a pessoas como você: ex-alunos, moradores, empresários, comerciantes, donas de casa, colaboradores da Unifeob… Gente de bem, disposta a contribuir com a formação do próximo!
O projeto é mantido graças a doação de voluntários e o valor obtido é destinado integralmente ao ingresso e permanência dos estudantes nos cursos. Ao todo, já foram mais de 70 histórias transformadas por meio do Simbia.