Encontro do Programa Simbia Fortalece Relacionamento com Estudantes Ingressantes

Na última quinta-feira, dia 12, a coordenadora do Programa Simbia organizou, em parceria com a área de Carreiras da UNIFEOB, um encontro com os estudantes que ingressaram na graduação por meio do programa, no início deste ano.

Durante o encontro, foram discutidos pontos importantes para a transição entre a educação básica e o ensino superior, momento que marca o início da vida adulta e profissional. Entre os temas abordados estavam atitudes e posicionamento, imagem nas redes sociais, além de orientações sobre o uso do LinkedIn e cuidados ao buscar oportunidades no mercado de trabalho.

“Foi um momento importante em que, além de orientar, pudemos ouvir e entender como tem sido a adaptação dos estudantes ao jeito UNIFEOB de educar”, destacou Letícia Teixeira, coordenadora do Simbia.

Essas rodas de conversa são fundamentais para fortalecer o relacionamento com os estudantes do Simbia, permitindo um acompanhamento próximo do seu desenvolvimento. Além disso, oferecem uma oportunidade valiosa para ouvir suas experiências no curso e identificar os principais desafios que enfrentam.

Durante o encontro, Otávio compartilhou seu conhecimento sobre carreiras e mercado de trabalho, além de oferecer dicas sobre o uso eficaz do LinkedIn e a construção de uma marca pessoal. Sua perspectiva, combinando a experiência como profissional de RH e estudante, contribuiu para criar um ambiente leve e descontraído, facilitando ainda mais a troca entre os participantes.

Conheça mais sobre o Programa Simbia

Iniciado em 2019, o  Simbia é um programa que tem como objetivo transformar vidas por meio da educação, proporcionando assim oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes do ensino médio público com potencial acadêmico, mas com recursos financeiros limitados. O nome “Simbia” deriva de “Simbiose”, representando a relação vantajosa entre doadores e estudantes.

O programa oferece bolsas integrais provenientes de doações, com o objetivo de criar um ciclo virtuoso: os estudantes beneficiados são incentivados a retribuir à comunidade acadêmica à medida que avançam em suas carreiras. Isso amplia as oportunidades para outras pessoas, formando uma cultura de apoio e colaboração.

Seus objetivos incluem implementar ações sociais na comunidade local, facilitar o acesso ao ensino superior e incentivar a captação de recursos para garantir a sustentabilidade do programa.

João Otávio Junqueira, o idealizador do programa, teve sua inspiração durante uma visita à Universidade de Los Andes, na Colômbia. Segundo ele, o programa é sustentado por três pilares fundamentais: confiança, oportunidade e reciprocidade.