O corpo docente e os estudantes decidiram construir a plataforma para que qualquer pessoa possa se beneficiar dos conhecimentos jurídicos.
Os Projetos Integrados de Extensão Acadêmica são essenciais para colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os estudantes dos módulos 1 a 7 do curso de Direito da Unifeob, por exemplo, foram extremamente bem-sucedidos em cada uma das propostas; por conta disso, o corpo docente, conduzido pelo coordenador Cyro Sanseverino, entendeu ser uma retribuição justa à sociedade a publicação de todos os trabalhos realizados durante o primeiro semestre de 2021.
Desde terça-feira (22), qualquer pessoa pode acessar o site Extensão Direito Unifeob, através do link bit.ly/35QOWgR, onde é possível aprender sobre diversas vertentes do Direito e se beneficiar com as informações disponibilizadas. “Os Projetos Integrados têm como principal objetivo devolver à comunidade aquilo que a faculdade proporciona aos estudantes, extrapolar os muros da instituição e apresentar, de maneira prática, simples e eficaz, conteúdos julgados relevantes para a sociedade”, afirma o coordenador Cyro.
Ele aproveita para parabenizar a equipe envolvida. “Expresso meus mais sinceros agradecimentos a vocês, que se dedicaram, com muito afinco e denodo, ao nosso Dia Maker, que aconteceu às sextas-feiras deste primeiro semestre de 2021”, diz o coordenador. “Foram meses de estudos, planejamentos, reuniões, discussões, ideias, palestras, diálogos. O desafio era pensar em algo que fosse congruente com os pilares do Projeto Institucional, do Projeto Pedagógico do curso”.
Esforço coletivo
Além da dedicação empregada para concretizar cada projeto, o próprio site foi resultado de um forte trabalho em conjunto que comprova a eficiência da união de um curso. “Agradeço especialmente à Prof. Patrícia Rosarin Alves, que dedicou algumas horas na revisão gráfica e textual do site, e também à Prof. Rosana Ribeiro da Silva, que não poupou esforços em revisar, editar e até mesmo criar alguns textos. Estendo também o meu profundo respeito e consideração aos estudantes que dão suporte ao corpo docente e à Coordenação: o secretário da Coordenação, Éder Camargo Antônio, e a embaixadora do curso Heda Bacheschi”, indica Cyro.
“Foram meses de estudos, planejamentos, reuniões, discussões, ideias, palestras, diálogos”, diz o coordenador do curso de Direito da Unifeob, Cyro Sanseverino
Conheça o site Extensão Direito Unifeob
“É um enorme prazer estar ao lado da equipe e ser aluna do Direito Unifeob. O projeto de extensão nos possibilitou, através de um site, informar, levar conhecimento à sociedade de maneira fácil e descomplicada”, pondera Heda. Para Éder, o destaque é a possibilidade de ultrapassar os limites físicos da instituição. “O projeto nos proporcionou colocar em prática o conhecimento adquirido através de projetos sociais de grande valia para a comunidade. É uma honra poder contribuir como aluno e fazer parte da equipe do Direito Unifeob”.
Inovação
Cada turma recebeu propostas de temas e trabalhos diferentes, todas de grande relevância social. Os objetivos principais eram proporcionar acesso a saberes jurídicos à comunidade e desenvolver os conhecimentos adquiridos, as habilidades e as atitudes dos estudantes por meio da aplicação de metodologias ativas de aprendizagem, conforme estabelecido pelo Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Unifeob.
“O ensino por projetos envolve habilidades educacionais variadas, tanto para os estudantes quanto para professores que conduzem e orientam seu desenvolvimento”, explica o Prof. Diogo Vianna, líder do módulo 1, turma que elaborou banners acadêmicos com o tema “Direitos Humanos”. “No final do processo todos aprendem, refinando seus saberes no ensino e na aprendizagem. O Dia Maker e a cultura do ‘faça você mesmo’ têm essa função pedagógica”.
Veja os trabalhos dos estudantes do módulo 1 de Direito
A audiência simulada, muito tradicional no curso de Direito, foi o projeto realizado remotamente pelo módulo 2, sob a liderança do Prof. Carlos Beraldo, que valoriza a chance de aplicar os conhecimentos. “O Dia Maker, em conjunto com as plataformas tecnológicas, proporcionou o desenvolvimento completo dos discentes, possibilitando empregar na prática os conteúdos desenvolvidos”, explica. “Foi uma grande satisfação poder participar do projeto de extensão, pois este tem a função de compartilhar e democratizar o conhecimento”.
Veja os trabalhos dos estudantes do módulo 2 de Direito
Para coletivizar os saberes relacionados ao Direito de forma acessível e de fácil entendimento, o módulo 3 criou sites temáticos orientados pela Prof. Rosana Ribeiro da Silva, que visou trabalhar a interdisciplinaridade. “A vida hoje é informatizada, e mais ainda no âmbito jurídico. O desafio de preparar os estudantes para esta nova realidade foi grande, mas com resultados dos quais muito nos orgulhamos”, garante. “Direito e responsabilidade social resultaram nos projetos que estão aí para todos usufruírem”.
Veja os trabalhos dos estudantes do módulo 3 de Direito
Os estudantes do módulo 4 do curso de Direito abordaram questões relativas às áreas de Direito Penal, Constitucional e Empresarial, além de Processo Civil. Com a condução do Prof. João Palomo, publicaram páginas on-line de perguntas e respostas de fácil acesso e compreensão. “Os projetos ficaram bastante valorizados com o Dia Maker, porque foram ocasiões de trabalho efetivo”, relembra o docente. “A tecnologia serviu para unir as pessoas distanciadas pela pandemia. Aprendi muito com os alunos, especialmente porque se desenrolaram das dificuldades com ideias inovadoras”.
Veja os trabalhos dos estudantes do módulo 4 de Direito
Os sites criados pelos futuros profissionais de Direito do módulo 5 tiveram como tema a sustentabilidade jurídica e as mudanças climáticas. Sob a liderança da Prof. Juliana Borsari, os trabalhos foram publicados e um deles, Filtro da Terra, inclusive ganhou destaque na imprensa regional. “Os projetos de extensão e o Dia Maker possibilitam o desenvolvimento humanístico dos estudantes, com a disseminação de conhecimento. A tecnologia é uma forte aliada, pois atinge várias pessoas ao mesmo tempo”, explica. “A orientação desse projeto foi uma grande possibilidade de aprendizado e crescimento pessoal e profissional”.
Veja os trabalhos dos estudantes do módulo 5 de Direito
Os módulos 6 e 7 foram conduzidos pela Prof. Vanessa Barbosa, que concentrou os esforços no uso da interdisciplinaridade em temas atuais e relevantes, como Direito Civil, Processo Civil, violência contra as mulheres e o Caso Henry Borel. “O projeto de extensão trabalhado no Dia Maker, juntamente com o uso da tecnologia digital, possibilita aos alunos colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula mediante participação em projetos sociais”, relata. “Foi uma honra fazer parte desse momento tão importante para os nossos alunos, sociedade e instituição”.
Veja os trabalhos dos estudantes do módulo 6 de Direito
Veja os trabalhos dos estudantes do módulo 7 de Direito
Manifesto
Futuros juristas devem estar atentos às leis para encontrarem oportunidades de aprimoramento. Os estudantes do módulo 7, além dos projetos de extensão, fizeram um manifesto a Câmaras Municipais de vários municípios da região de São João da Boa Vista sobre o tema de violência doméstica, trabalhado ao longo do semestre.
Entenda o manifesto dos estudantes do módulo 7 de Direito e veja a repercussão
Assinado por dezenas de estudantes, o manifesto requisita aos vereadores a criação de legislações e tomada de ações que previnam a violência doméstica e punam os agressores já condenados. Dentre as medidas solicitadas, estão a proibição de condenados pela Lei Maria da Penha serem nomeados a cargos públicos efetivos ou comissionados em toda a extensão da administração pública local direta e indireta, bem como no âmbito da Câmara Municipal, e o fomento a outras ações que chamem a atenção para o problema e contribuam para a diminuição dos casos.
Game sobre São João da Boa Vista
A busca constante por inovação deve se estender até mesmo aos mais tradicionais cursos superiores. O estudante de Direito, Antônio Luiz Barros, inovou em seu projeto de extensão: o gamer apresentou um jogo educativo cujo pano de fundo é o centro da cidade. O enredo de “Filtro da Terra” é principalmente relacionado a questões climáticas e ambientais, mas também propõe discussões sobre política e aspectos jurídicos, além de homenagear e divulgar a história do município em diversos pontos, como a Praça Joaquim José, o Theatro Municipal, a Igreja Catedral São João Batista e o Paço Municipal.
Confira a entrevista do estudante Antônio Luiz Barros sobre o desenvolvimento do game
A iniciativa foi muito elogiada pelo corpo docente, especialmente pela criatividade. “Ao desenvolver um site interativo com o jogo, o grupo aliou as informações técnico-jurídicas à tecnologia e o resultado foi surpreendente. A inovação demonstra curiosidade, importante fator para crescimento acadêmico e profissional”, pondera a Prof. Juliana Borsari, responsável pela disciplina de Direitos Transindividuais. “Os games são uma ferramenta universal e podem ser bem utilizados para compartilhar informação com diversão e interatividade, atingindo todos os públicos, desde o infantil até o adulto”.