Direito realiza tradicional Júri Simulado na Vila Jurídica

A atividade prática contou com a participação de 110 estudantes e mais de 10 professores do curso.

Um dos mais importantes eventos acadêmicos do curso de Direito da Unifeob foi realizado na Vila Jurídica da instituição, no Centro de São João da Boa Vista, na noite de sexta-feira (12): o Júri Simulado, cujo principal objetivo é reproduzir a participação pública em um julgamento do Poder Judiciário.

Foram atribuídos diferentes papéis aos futuros profissionais da área: seis promotores, seis testemunhas e uma vítima na Acusação; e 12 advogados, 12 testemunhas e dois réus na Defesa. Os demais estudantes, cerca de 70, auxiliaram na preparação do Júri. “Este Projeto Integrado de Extensão Acadêmica tem como objetivo desenvolver certas habilidades e competências técnicas” explica o professor orientador responsável pela atividade, Carlos Beraldo. “Elaborar, apresentar e sustentar argumentos pertinentes de forma racional; analisar e criticar; realizar pesquisa eletrônica de material jurídico; utilizar corretamente terminologias e categorias jurídicas; e trabalhar de forma organizada e planejada”.

Assista ao Júri Simulado do curso de Direito Unifeob na íntegra

Orientação

Participaram os professores do módulo: Carlos Henrique Rossi Beraldo; Daniele Arcolini Cassucci de Lima; Ildelisa Cabral; Márcia Cristina Maeno de Campos; Mayra Figueiredo Frison; e Patrícia Rosarin Alves. Os professores convidados foram: Cyro Gilberto Nogueira Sanseverino; Gustavo Massari; Fabricio Silva Nicola; Juliano Vieira Zappia; e William Cardozo Silva.

“Este Projeto Integrado de Extensão Acadêmica tem como objetivo desenvolver certas habilidades e competências técnicas”, diz o docente de Direito, Carlos Beraldo

“Eles coordenam as atividades, auxiliam os estudantes na preparação das teses de acusação e defesa e também podem lançar perguntas que motivem o debate”, afirma Beraldo. “Esses docentes conectam as unidades de estudo com o Projeto Integrado, e os convidados, por atuarem especificamente na área de Direito Penal, ajudam os estudantes a se comportar adequadamente, elaborar perguntas para a vítima, as testemunhas e os réus, além de instruir os alunos no âmbito do Direito Penal e do Direito Processual Penal”.

Preparo para a vida

Atividades como o Júri Simulado estão entre os focos da Unifeob em relação à aprendizagem, pois desenvolvem habilidades técnicas, teóricas e atitudinais. É isso que seu premiado Projeto Pedagógico Institucional (PPI) preconiza – a aquisição de competências que não apenas capacitem os estudantes para aproveitar as melhores oportunidades profissionais, mas também possam prepará-los para as mais diversas situações da vida.