Na última segunda-feira (31), foi ao ar no programa Direito Sem Fronteiras, do canal TV Justiça Oficial no YouTube, um bate-papo sobre as decisões tomadas na COP 26, realizada em Glasgow, na Escócia, em novembro de 2021.
A ONU considerou um avanço a assinatura do inédito acordo de redução gradativa de subsídios para combustíveis fósseis e uso do carvão, mas longe de ser suficiente. Países ricos se comprometeram a investir 100 bilhões de dólares até 2025 para financiar medidas contra o aquecimento global.
Segundo ativistas e especialistas, a situação climática é alarmante e prevê um aumento da temperatura da terra em até 1,5ºC nos próximos 20 anos. As consequências para cada fração de aquecimento é perigosa, pois aumenta as secas e ondas de calor, a perda do gelo e da neve e desastres climáticos.
Para repercutir o assunto, o programa convidou Juliana Marques Borsari, advogada, mestre em Educação, Ambiente e Sociedade,e Jamile Mata Diz, professora de Direito da União Europeia na UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais.