Estudantes do curso de psicologia do módulo Prevenção e promoção à saúde realizam diversas atividades para ressaltar o Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Entre as ações, foram conscientização em mídias sociais, cartilhas e encenação de teatros.
O objetivo da atividade foi mostrar à sociedade a constante busca pelas melhorias em saúde pública e humanização aos que adoecem psicologicamente, já que a psicologia reitera seu compromisso para uma sociedade sem manicômio e principalmente para ações mais humanas em prol das pessoas que sofreram abusos, indiferença, maus tratos e eram excluídas da sociedade por apresentarem transtornos em relação à saúde mental.
Ainda no dia 18, no período da noite, estudantes de todos os módulos de psicologia se reuniram para simularem o “trem dos loucos”, percorrendo todo o campus, até que em certo momento do trajeto prestaram suas homenagens com um minuto de silêncio e rosas brancas em memória do estudante Renan Pereira Daniel.
Durante o intervalo, os estudantes também fizeram uma encenação sobre como as pessoas eram tratadas naquela época e contextualizaram com vídeos no telão. Para encerrar, a professora Renata Elias, realizou uma fala para explicar a importância desta data aos futuros psicólogos.
Ao todo, as atividades contaram com a presença de cerca de 400 estudantes de diversos cursos da Unifeob.
Para a coordenadora Tamires Camargo, o evento além de conscientização e aprendizado, possibilitou a união dos estudantes de Psicologia, bem como o desenvolvimento da competência atitudinal Relacionamento Interpessoal. Um momento de muito orgulho para o curso”, ressaltou.
Mais de 400 estudantes passaram pela exposição, entre eles, o curso de Enfermagem, Engenharia, Pedagogia e Psicologia.