Estudantes do módulo Educação e Saúde em Alimentação do curso de nutrição da Unifeob, acompanhados pelo professor Me. Marco Antonio Roqueto prepararam uma atividade de avaliação sensorial. A aula teve como objetivo orientar os estudantes sobre o processo de desenvolvimento de novos produtos, tanto na legislação como nos processos de desenvolvimento.
Para realizar a atividade, os estudantes prepararam 16 projetos nas mais variadas áreas de produção, desde de achocolatados, Banoffes, Brownie, Barras proteicas, Farofa, Vinagrete, jujubas, cremes, doces variados e alguns produtos direcionados a consumidores de pré treino e academias. Todos os projetos contou com um apelo a alimentação mais saudável, com menos açúcares, menos gorduras e focados em fontes importantes de nutrientes, proteínas e vitaminas.
Ao desenvolver seus produtos, cada grupo realizou os testes de sabor, textura, aroma e sensação bucal, mas para concluir o trabalho era necessária a avaliação de um público externo para saber a aceitação do consumidor final. Com isso, estudantes do curso de biomedicina foram convidados para participar da avaliação dos produtos.
Para o professor Marco Antonio, essa interação entre turmas é muito rica em informações, além de compartilhamento de técnicas e conhecimento. “Foi possível mostrar aos estudantes da Nutrição a importância da participação externa em um teste de desenvolvimento. Os resultados e sugestões da turma de biomedicina foram excelentes e nos levou a repensar alguns projetos, algumas modificações e acertos nas formulações. Eles vivenciaram uma simulação real de consumidor final e de aceitação ao produto em desenvolvimento”, ressaltou.