A docente do curso de ciências biológicas da Unifeob, Glaucia, Glaucia Liberali participou de um encontro promovido pelo Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (DMA) da prefeitura municipal de São João da Boa Vista para discutir os desafios e as oportunidades na gestão do lixo urbano.
O debate fez parte da programação da Semana Municipal de Meio Ambiente. Além da Glaucia, estiveram presentes neste encontro, que foi mediado pelo chefe de gabinete da Prefeitura José Fernando Bruno, o gerente regional da CETESB de São João, Rodrigo Piola, a responsável técnica da Energy Source, Letícia Fidança, o empresário Luis Carlos Rodrigues, e Maria Carolina Nicolas, integrante do grupo de extensão RETEC (Reciclando Tecnologia), da UNESP de São João.
Durante sua participação, a coordenadora aproveitou a oportunidade para explanar sobre educação ambiental e soluções para o destino correto do lixo, enquanto a integrante do grupo RETEC da UNESP, Maria Carolina, demonstrou na prática como envolver sociedade e tecnologia através da universidade.
O gerente regional da CETESB trouxe um panorama geral do licenciamento ambiental e da logística reversa no Estado de São Paulo e a luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Já a representante da empresa Energy Source abordou sua ‘expertise’ no mercado de reciclagem de bateriais de lítio, apresentando uma solução mais sustentável e financeiramente viável para a destinação final desse tipo de resíduo. Na oportunidade, foram instalados pontos de coleta de lixo eletrônico e um carro elétrico movido à bateria reciclada foi exposto ao público.
Nessa mesma linha, o empresário Luis Carlos Rodrigues apresentou a futura Usina de Recuperação de Energia a ser instalada na cidade, utilizando tecnologia para transformar lixo em energia elétrica.