Com o tema “Alterações e Reabilitação Pós Tratamento Oncológico”, Dayane Alcântara participará do evento do Grupo Educacional Unis.
A coordenadora de Fisioterapia da Unifeob, Dayane Alcântara, foi convidada para proferir uma palestra no VII Congresso Internacional do Grupo Educacional Unis, cujo tema é “Empoderar gente para transformar realidades”. O evento acontece de 17 a 21 de maio, é gratuito, totalmente remoto e voltado a professores e profissionais das áreas de abrangência. Nesta edição, será feito em parceria com o VI Congresso da Rede Acinnet e com a II Conferência Internacional da U.Experience.
A apresentação de Dayane, “Alterações e Reabilitação Pós Tratamento Oncológico”, será realizada na próxima quinta-feira (20), às 20h15. “Eu abordarei as principais complicações e disfunções causadas pelo tratamento oncológico e como tratá-las”, explica a fisioterapeuta, que está participando do congresso a convite da coordenadora de Fisioterapia da Unis, Monica Ferreira, pela segunda vez.
“Essa área tem o objetivo de prevenir, minimizar ou tratar disfunções para que este paciente possa recuperar ou manter a funcionalidade, retornando às suas atividades cotidianas”, diz a coordenadora de Fisioterapia, Dayane Alcântara
Sua fala apresentará a construção da carreira acadêmica como forma de empoderamento e crescimento profissional e pessoal, além da importância de conhecer os campos de atuação da profissão, com destaque para a Fisioterapia Oncológica. “Essa área tem o objetivo de prevenir, minimizar ou tratar disfunções para que este paciente possa recuperar ou manter a funcionalidade, retornando às suas atividades cotidianas”, comenta. “Também me dedicarei às principais complicações e disfunções causadas pelo tratamento clínico oncológico e as abordagens fisioterapêuticas atuais”.
O câncer é um problema de saúde pública mundial. “Para o Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, a estimativa para cada ano do triênio de 2020 a 2022 é de 625 mil casos novos de câncer. Além disso, é importante lembrar que muitos tratamentos e até mesmo diagnósticos ficaram comprometidos com a pandemia”, afirma Dayane.
Dayane Alcântara
É graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob) de São João da Boa Vista – SP; pós-graduada em Fisioterapia Oncológica; mestre em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (USP); doutora em Ciências Morfofuncionais pela USP com período sanduíche na University of Minnesota (Minneapolis, Minnesota – EUA). Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Unifeob, coordenadora adjunta do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Unifeob, docente dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia na Unifeob.
Congresso Internacional do Grupo Unis
Através de palestras, oficinas, minicursos, workshops, debates e práticas, o objetivo é atuar de forma efetiva em propostas de empoderamento e incluir a sociedade como agente direto na solução das metas apresentadas. Além do Congresso Internacional do Grupo Unis, do Congresso da Rede Acinnet e da Conferência Internacional da U.Experience, o evento conta com atividades da IX Semana da EaD do Grupo Unis e a II Jornada Interinstitucional Stricto Sensu e Representações Sociais. As temáticas de transformação e empoderamento foram escolhidas por estarem diretamente relacionadas com o atual momento.