Por O Municipio
Em plena colheita, a batata de inverno é a principal cultura que a região possui e uma das que mais geram renda e emprego. Isso é o que garante o professor José Rodolfo Brandi, coordenador do curso de Engenharia Agronômica da Unifeob. “Apesar de a região ser bem diversificada, a batata de inverno é uma cultura de evidência econômica muito grande”, ressaltou.
Dados levantados pelo O MUNICIPIO apontam que a região de Vargem Grande do Sul produz cerca de 60% de toda a batata de inverno do país, o que demonstra a força econômica dessa cultura na região. Brandi ressalta que o setor agrícola foi um dos que não pararam em momento nenhum na pandemia de Covid-19 e destaca que o mercado de trabalho para profissionais desta área está aquecido.
“As empresas têm procurado muitos profissionais recém-formados e estagiários em razão da demanda. Elas têm feito essa parceria com a Unifeob, integrando o profissional desde o estágio, o que aumenta bastante a possibilidade de contratação depois de formado. O setor agrícola continua em alta”, disse.
Formação
O coordenador acredita que este é um momento bom para a agricultura e diz que a pandemia também serviu para demonstrar ainda mais a importância deste setor para o país. Por isso, afirma que o mercado de trabalho continuará aquecido para os profissionais do campo, em especial para aqueles com curso superior.
Clique aqui para acessar a reportagem no site do jornal O Municipio
Sobre a Engenharia Agronômica, Brandi destaca que o Centro Universitário oferece uma grande estrutura para os alunos, com uma Fazenda-Escola à disposição, com área de estufa, casa de vegetação, salas de aulas, entre outros. Além disso, a instituição educacional oferece laboratórios no campus: de microbiologia, microscopia, de solo. “Tudo isso auxilia os alunos no aprendizado”, completou.
Batata
Recentemente, o Centro Universitário conseguiu autorização de uma outorga de área irrigada na Fazenda-Escola. Trata-se de uma licença de irrigação com pivô em uma área de 10 hectares. “E isso permite que a gente toque inúmeros experimentos com os alunos aqui dentro e com empresas parceiras”, contou. E para 2021 já está programado um grande projeto em parceria com a Cooperbatata (Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul) e outras empresas.
“As empresas têm feito essa parceria com a Unifeob, integrando o profissional desde o estágio, o que aumenta bastante a possibilidade de contratação depois de formado. O setor agrícola continua em alta”, diz o coordenador de Engenharia Agronômica da Unifeob, José Rodolfo Brandi
“Está previsto para termos um dia de campo relacionado à cultura da batata na Fazenda-Escola. As empresas implantarão em cada local o seu tratamento e demonstrarão os produtos usados na cultura. E tudo isso com auxílio e chancela da Cooperbatata, para que as empresas possam mostrar a eficiência ao produtor. E os alunos estarão envolvidos em todas as atividades. Se tudo der certo será uma grande contribuição para o setor”.
Curso
O coordenador da Engenharia Agronômica lembra que ainda é possível entrar no curso até o dia 31 de agosto e que os interessados podem fazer a inscrição pelo site www.vestibular.unifeob.edu.br.