Atenção Primária à Saúde: Estágio em Municípios de Alto Desempenho no Índice Previne Brasil

O Índice Previne Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde, avalia a qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios brasileiros, promovendo a eficiência na distribuição de recursos e incentivando melhorias na saúde pública. O índice avalia sete indicadores principais, que incluem desde o acompanhamento pré-natal e a realização de exames essenciais até a cobertura vacinal e o controle de doenças crônicas.

Estudar em municípios com elevado desempenho no Índice Previne Brasil oferece aos estudantes de Enfermagem uma formação prática e enriquecedora. Durante os estágios, os alunos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos acadêmicos em situações reais, como o acompanhamento de gestantes, a administração de vacinas e o controle de hipertensão e diabetes. Esta experiência prática não apenas ajuda a cumprir os indicadores do índice, mas também prepara os futuros profissionais para enfrentar os desafios da APS com competência.

Os estagiários desempenham um papel crucial ao contribuir para a melhoria dos indicadores de saúde, participando de atividades que envolvem o cuidado direto dos pacientes e a implementação de boas práticas. Além de aplicar técnicas aprendidas, eles também podem sugerir inovações e promover ações educativas que impactam diretamente os resultados dos indicadores.

O curso de Enfermagem da Unifeob tem um papel destacado nesta conquista, uma vez que nossos estudantes realizam estágios junto ao Departamento Municipal de Saúde de São João da Boa Vista. Esta parceria não só fortalece a formação prática dos estudantes, mas também contribui diretamente para o ótimo desempenho do município no Índice Previne Brasil.

Professores, preceptores e alunos da Unifeob, ao trabalharem em conjunto com a equipe de saúde local, têm o orgulho de fazer parte desta importante conquista, que demonstra o impacto positivo da colaboração entre educação e saúde no sistema de atendimento público.