A publicação é resultado de um esforço de mais de dois anos em trabalho feito com mais três pesquisadores.
O professor Amilton Cesar dos Santos, dos cursos de Ciências Biológicas, Biomedicina, Nutrição e Psicologia da Unifeob, acaba de publicar mais um artigo, desta vez na renomada revista científica australiana “Reproduction, Fertility & Development”, meio de comunicação oficial da International Embryo Technology Society (IETS) e Society for Reproductive Biology (SRB), instituições de divulgação científica de pesquisas relacionadas a biologia reprodutiva.
“O artigo trata dos mecanismos moleculares que participam da maturação e diferenciação dos órgãos genitais no período embrionário e fetal”, afirma Amilton. O professor explica que embora o assunto seja abordado na literatura científica, as informações datavam dos anos 1950 e 70 e há diversas anormalidades que ocorrem no desenvolvimento de órgãos genitais em seres humanos ainda não elucidadas. “Nossa intenção foi detalhar todo o processo morfológico e molecular de diferenciação sexual dos embriões e fetos para subsidiar pesquisas aplicadas que possam responder qual a correta origem dessas anomalias”.
Clique aqui para ler o artigo do Prof. Amilton
O título do trabalho é “Steroidogenesis during prenatal testicular development in Spix’s cavy Galea spixii” (em tradução livre, “Esteroidogênese durante desenvolvimento testicular pré-natal no roedor de Spix Galea spixii”). Embora tenha sido disponibilizado recentemente, em 9 de março de 2021, a pesquisa levou mais de dois anos para ser concluída e foi desenvolvida em parceria com outros três pesquisadores: os professores Alan James Conley e Antônio Chaves de Assis Neto, da Universidade da Califórnia (UC), e o professor Moacir Franco de Oliveira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Ciência ao alcance de todos
Para Amilton, além da contribuição científica, a publicação pode inspirar os estudantes ao aproximá-los desse universo. “Quando a produção é feita pelo professor, demonstra a proximidade que podemos ter com a ciência, a qual muitas vezes nos parece distante, realizada em centros de pesquisa onde os cientistas estão ‘isolados’ da sociedade”, pondera o pesquisador, que faz alusão à Filosofia da Ciência, de Rubem Alves. “Devemos abandonar o mito de que o cientista é um ser humano diferente. É essa a ideia que sempre tento passar aos alunos: todos que quiserem ser cientistas, podem ser”.
Além deste, Amilton escreveu mais uma centena de artigos e tem participações em congressos por todo o mundo. As pesquisas estão disponíveis em revistas científicas nacionais e internacionais na internet. “Tudo começou quando ainda era um estudante de Iniciação Científica, aqui mesmo, na Unifeob. Com a mesma inspiração que tento passar aos meus alunos atualmente, naquela época fui inspirado pelas professoras Dra. Celina Mançanares e Dra. Ana Flávia Carvalho. De lá até o momento, já são 101 artigos publicados”.