Acontece na Unifeob

Aluno da Unifeob tem seu diploma de Bacharel em Direito reconhecido por universidade Pública Portuguesa

Tayrone Marquesini Chiavone, formado em Direito pela Unifeob em 2014, recentemente teve seu diploma de bacharel em Direito reconhecido por uma Universidade Pública Portuguesa (Universidade Nova de Lisboa). O processo de reconhecimento era necessário para a conclusão do curso de Mestrado em Direito na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

Para se habilitar para o “Ato público de defesa da dissertação” no curso de mestrado em solo europeu, o aluno precisaria ter equivalência de nível acadêmico. Ou seja, Tayrone dependia que seu título adquirido no Brasil (na Unifeob) fosse reconhecido por comparabilidade como tendo um nível correspondente a um grau acadêmico ou diploma de ensino superior português.

Como critério avaliativo, a universidade portuguesa utilizou o Conceito Preliminar de Curso (CPC), emitido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O Índice atesta o nível de excelência do curso de graduação das universidades brasileiras.

Os alunos formados em instituições de ensino brasileiras que tenham CPC (Conceito Preliminar de Curso) com notas 4 e 5 têm o reconhecimento do título de forma simplificada. Já os alunos de universidades que possuem CPC 3 precisam passar por provas de conhecimentos específicos. Notas inferiores a estas (notas 1 e 2), tem o processo de validação rejeitado.

E é neste ponto que a Unifeob se destaca, revela Tayrone. “O curso de Direito da Unifeob tem CPC 4. Vários colegas meus do Brasil que vieram fazer mestrado aqui precisaram fazer provas de conhecimentos específicos. Eu não, meu diploma foi reconhecido direto”, comemora o ex-estudante do Centro Universitário Sanjoanense. Ainda segundo ele, o curso de Direito da Unifeob é o único da região que possui CPC nível 4.

PRECEDENTE IMPORTANTE

Tayrone explica que o seu processo foi o primeiro da Unifeob a ser validado e, diante disso, a tendência é que os próximos todos também sejam.

“Agora, o diplomado em Direito da Unifeob poderá ter seu título validado em 48 países, uma vez que o reconhecimento de nível tem validade em todos os países signatários a Declaração de Bolonha. Abri esse precedente no sistema europeu de reconhecimento de diplomas e vai estar lá o curso de Direito da Unifeob como validado”, afirma.

Assim, diz Tayrone, se algum aluno da Unifeob quiser fazer mestrado ou doutorado na Europa, ele poderá cursar tranquilamente. “O processo de validação dele vai ser aceito porque já temos esse precedente da Unifeob”, comemora e ressalta que tem orgulho enorme de ter feito parte da instituição sanjoanense. “Tenho um carinho enorme por todos vocês e possuo uma dívida intelectual impagável com o Centro Universitário”. 

De acordo com o coordenador do curso, Cyro Sanseverino, “o CPC 4 foi conquistado por nós, professores e colaboradores da Unifeob, e por estudantes. Tayrone demonstra, com seu depoimento, aquela característica humana que diferencia as pessoas: a gratidão. Quando ele me contou, fiquei extremamente feliz, não só por sua vitória pessoal acadêmica na qual pudemos contribuir, mas principalmente por verificar que, por mais que o tempo passe, quem faz parte desta família, jamais a abandona. Obrigado a todos que puderam colaborar com tudo isso e com aqueles que, ainda não estando aqui, certamente levarão nosso propósito à frente, o de transformar a vida das pessoas por meio da educação”.

O aluno Tayrone Marquesini Chiavone defendeu sua dissertação no último dia 24 de outubro, sendo aprovado com distinção, tornando-se, assim, Mestre em Direito pela Universidade Nova de Lisboa.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
Pesquisar

Precisando de uma força?

Veja o programa de bolsas e financiamentos da Unifeob

Mais lidas

Recomendados