5º SAP marca comemoração do dia do psicólogo e cinco anos do curso

A 5° Semana Acadêmica de Psicologia (SAP) – marcada pela a a nota 5 no MEC e os cinco anos do curso de Psicologia – aconteceu na última semana, entre os dias 21 a 25 de agosto.  Foram cinco dias inéditos em comemoração ao Dia do Psicólogo, envolvendo cores, energia, conhecimento e muito network.

A comissão organizadora do curso de Psicologia preparou junto com a comissão organizadora da SAP um evento que pudesse ser uma Psicodelia, ou seja, algo que pudesse expressar uma experiência extremamente positiva, para isso, foram pensados em temas que os próprios estudantes tinham interesse em conhecer.

Logo no primeiro dia, o curso trouxe um assunto de muito interesse aos estudantes que é sobre a mente dos criminosos, deste modo, a Psicologia firmou parceria com a Polícia Civil e juntos promoveram um grande evento no Teatro Municipal. Já que o assunto envolvia o lado criminal, o curso de Direito também foi convidado para participar. No dia, foi apresentado estudo de caso sobre o Maníaco da Bicicleta, o que surtiu muitas reflexões da Psicologia Jurídica.

Já na terça-feira, os estudantes puderam escolher entre os temas de conversa;

Cartas pessoais de pacientes do Sanatório Pinel (1929-1944); Manejo de atendimento psicológico com público LGBTQIAPN+; Cuidados Paliativos e Adolescentes em conflito com a Lei, todas as salas encheram.

Na quarta-feira tivemos a mesa redonda de Práticas em Psicopatologia: O primeiro surto psicótico: Perspectivas e abordagens para paciente e familiares, com a participação da Psicologia e da Psiquiatria, mais de 300 estudantes participaram do evento.

Na quinta-feira foi a vez de conhecer como é o trabalho da equipe multidisciplinar junto com a Psicologia, assim, os estudantes puderam participar de 02 estudos de caso por noite, entre eles: Terapia Ocupacional; Fonoaudiologia; Educador Físico e Nutrição.

Na sexta-feira, para fechar com chave de ouro, tivemos oficinas de Mindfulness; Arteterapia e exposição do acervo artístico do Museu Osório César, localizado nas instalações do antigo hospital Manicômio do Juquery em Franco da Rocha. Também foi preparada uma dinâmica realizada entre os próprios estudantes sobre diálogo entre abordagens terapêuticas.

Para finalizar e como de tradição, os estudantes de Psicologia fecharam a 5° SAP com o famoso Sarau na Alameda, com diversas apresentações, pipoca e algodão doce.

“Celebrar o 61° aniversário da profissão regulamentada em uma semana tão especial, demonstra a importância do meio acadêmico para uma Psicologia sempre humana, inclusiva e atenta aos novos saberes. Ser coordenadora de um curso que pensa em todos os detalhes para que esta semana sempre seja um sucesso, é motivo de muito orgulho e admiração”, destacou Tamires Camargo, coordenadora de Psicologia da Unifeob.

Estou no primeiro ano de psicologia, então foi minha primeira SAP. Eu amei a experiência, principalmente a oficina de Adolescentes em Conflito da Lei. Nunca vi minha sala prestar tanta atenção em uma aula”, afirmou Julia Benedito.

Já para a veterana Rosimeire Rocha Oliveira, “estar no último período e ter a chance de participar ativamente da SAP é motivo de orgulho e gratidão. A 5° semana foi um sucesso e tenho certeza que as trocas que tivemos nos trarão oportunidades e motivos para celebrar ainda mais.”