Acontece na Unifeob

UNIFEOB e CAACCH promovem campanha de medula óssea neste sábado

Neste sábado, dia 29 de junho, em parceria com a CAACCH (Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança com Humanismo), a UNIFEOB realiza a quarta edição da Campanha de Doação de Medula Óssea. O evento acontece no Campus Mantiqueira, Prédio C e Laboratório de Enfermagem, das 9h às 13h.

“Estaremos coletando 10 ml de sangue de cada participante. Dessa forma, a pessoa fará parte do REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Caso seja encontrada a compatibilidade com alguma pessoa, o doador será novamente contatado para a realização de outros exames”, conta Eliane Mendes, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFEOB. Além da ampliação do cadastro nacional, três crianças da região aguardam doadores compatíveis.

Os requisitos para se tornar um doador são: ter entre 18 e 55 anos; estar em bom estado geral de saúde; não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (sangue) ou do sistema imunológico.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a chance de encontrar um doador compatível de medula óssea é de 30% entre irmãos e muito menor quando se trata de um doador não aparentado. “No cadastro atual, não foi encontrado nenhum doador para as crianças. Então, cada vez que uma nova pessoa entra no cadastro, é uma chance a mais, não só para elas, mas também para outras pessoas na busca de um transplante de medula”, ressalta a coordenadora sobre a importância da doação.

Compartilhe:
Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp

Recomendados