Manequins simuladores auxiliam no desenvolvimento de habilidades práticas no curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB

A UNIFEOB é a única Instituição da região a possuir manequins simuladores, que permitem aos estudantes do curso de Medicina Veterinária desenvolverem habilidades práticas. Ao todo, são 27 manequins, compostos por quatro cães multifuncionais e várias peças separadas que representam membros de animais.

Segundo a professora, Maryna Lança Vilia Alberto, as práticas com os simuladores são utilizadas desde o primeiro módulo. “Permite aos professores implementar metodologias inovadoras e ativas na aquisição de habilidades e competências inerentes ao curso de Medicina Veterinária, além de treinamento de grande número de estudantes de forma ética, estimulando o pensamento e senso crítico, experimentando métodos inovadores que também fortaleçam o bem-estar animal”, diz a professora.

Com os bonecos, os estudantes aprendem confecção de talas e bandagens, reconhecimento de estrutura óssea, intubação orotraqueal e massagem cardíaca. Com as peças avulsas, os universitários podem treinar como coletar sangue e aplicar medicamentos.

Segundo a coordenadora do curso, Cristiane Figueiredo, a utilização desses manequins durante as aulas é um sinal de evolução para o curso, fazendo com que o estudante seja sujeito da própria aprendizagem e tenha o professor como facilitador do processo.

“É necessário complementar o método tradicional de ensino com métodos alternativos, também denominados “substitutivos”, buscando cumprir a função educacional/científica sem causar prejuízo aos animais e aos estudantes, não deixando, entretanto, de garantir o desenvolvimento das habilidades tão importantes na prática clínica e cirúrgica”, ressalta a coordenadora.