Iluminação do Palmeiras é uma das ações de Outubro Rosa da Unifeob

Iluminação do Palmeiras é uma das ações de Outubro Rosa da Unifeob

A intenção foi valorizar o edifício por meio da luz e promover a campanha

A Unifeob é muito conhecida por suas ações sociais. O Centro Universitário valoriza e promove campanhas de conscientização e engajamento durante o ano inteiro, especialmente por meio das áreas de Conexão e Gente & Gestão. Durante o último mês, foram realizadas várias ações de promoção da campanha de Outubro Rosa por diferentes setores – uma grande união em prol da saúde e da informação. A mais notável, porém, foi a iluminação rosa na sede social do Palmeiras. Os colaboradores capricharam na intervenção artística para conscientizar toda a população do principal ponto comercial de São João da Boa Vista.

“Nada pode parar a Unifeob, nem a pandemia, muito menos em uma ação tão importante como essa”, diz a analista de Gente & Gestão, Tamires Camargo

“É um ícone da Av. Dona Gertrudes. Além da Unifeob mostrar seu apoio a essa causa nobre, o Palmeiras se tornou um ponto turístico para muitos apreciadores tirarem fotos”, conta a analista de Gente & Gestão, Tamires Camargo. Elizabeth Carvalho, do Conexão, revela que iluminar alguns locais da estrutura da Unifeob em épocas como essa sempre foi um sonho. “Este ano se tornou realidade e acreditamos que tenha disseminado ainda mais a importância da campanha. Fora que o Palmeiras é um prédio tão bonito, merece essa valorização”.

Segundo Tamires, as ideias surgem durante um planejamento anual. “Para 2020, pensamos em ações diferentes, adaptadas ao novo contexto que estamos vivendo. Nada pode parar a Unifeob, nem a pandemia, muito menos em uma ação tão importante como essa”, ressalta. Ela explica que a equipe busca sempre promover práticas inovadoras e manter o que deu certo nas edições anteriores, como as palestras. “Adaptamos para um webinar com a participação de uma equipe multidisciplinar e depoimentos da coordenadora de Medicina Veterinária, Cristiane Figueiredo, nossa querida Kika, que nos presenteou com sua história de vida, representando todas as mulheres que lutam diariamente”.

Outubro Rosa

É um movimento internacional de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama. O principal propósito é informar a sociedade da necessidade de as mulheres se consultarem frequentemente, fazerem mamografias e estimular o autoexame por meio de toques. Começou nos Estados Unidos na década de 90 e chegou ao Brasil em 2002. Na Unifeob, as ações realizadas durante o período foram:

  • Iluminação rosa do Palmeiras: o ícone da Av. Dona Gertrudes se tornou um ponto de conscientização sobre o Outubro Rosa e atração para turistas de toda a região fotografarem.
  • Webinar “Amigas do Peito”: além da explicação, informação e dados sobre diagnóstico, características e tratamento do câncer de mama, a palestra contou com a participação especial da coordenadora Kika Figueiredo, que compartilhou sua história de vida.
  • Outubro Rosa Pet: durante o mês, foram veiculadas orientações de nossos profissionais de Medicina Veterinária por redes sociais e podcasts informativos sobre câncer de mama em pets. “Os animais também têm câncer de mama. A incidência em cadelas é de, em média, 45%, e aproximadamente 30% das gatas são diagnosticadas com a doença”, explica a docente Mariely Souza. “Para haver a redução desses números, é essencial ter cuidado e atenção, por isso nós, da Unifeob, apoiamos essa causa”.
  • Histórias Inspiradoras: divulgou-se aos colaboradores histórias inspiradoras referentes ao Outubro Rosa e a exposição fotográfica “Pelas Lentes do Amor”, do Sindicato dos Empregados no Comércio de São João da Boa Vista e Região (Sincomerciários), além de imagens da iluminação rosa do Palmeiras.
  • Banner de conscientização e informação: informativo com dados e explicações sobre câncer de mama. A docente do curso de Enfermagem, Dra. Mara Carvalho, criou também um post com dicas de prevenção e informações importantes para enviar aos colaboradores.
  • Frase do Dia: foram enviadas aos colaboradores diariamente palavras de inspiração e motivação relacionadas ao autocuidado por e-mail e aplicativos de mensagens. Foram frases como: “Não se esqueça de cuidar de você!”
  • Comunicação interna rosa: todos os colaboradores no Campus Mantiqueira tiveram os wallpapers atualizados para o lacinho cor-de-rosa, assim como os templates dos informativos enviados por e-mail.

“Somos uma instituição humanizada e comprometida com nossos colaboradores e, claro, com a comunidade”, reforça Tamires. “Apoiar causas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul nos engajam, nos motivam e contribuem para difundir conhecimento para todos, incentivando a conscientização e prevenção. Afinal, a Unifeob transforma vidas por meio da educação”, finaliza.