Estudante recebe Menção Honrosa em Congresso de Anatomia

Duas estudantes do curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB participaram do 39º Congresso Chileno de Anatomia e 28º Congresso Brasileiro de Anatomia. Os congressos foram realizados simultaneamente, em João Pessoa-PB, entre os dias 18 e 21 de julho. A estudante Amanda de Lima foi agraciada com uma Menção Honrosa.

As estudantes Cintia Francieli do Prado e Amanda Curcio de Lima apresentaram seus projetos de Iniciação Científica, orientados pela professora Dra. Celina Almeida Furlanetto Mançanares. Os artigos selecionados foram “Descrição Microscópica da Língua do Macaco Prego (Sapajus apella)” e “Estudo das características morfológicas do ducto arterioso em embriões e fetos bovinos”. Este último artigo foi escrito por Amanda, que a concedeu um certificado de Menção Honrosa.

Além disso, as universitárias também apresentaram resultados de aulas inovadoras e dinâmicas em anatomia animal e humana, em um trabalho nomeado “Tricotando os vasos sanguíneos”, de autoria da professora Celina. Essas aulas são ministradas para os cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Enfermagem.

O evento contou com nomes importantes da área, como Horst Erich König, professor emérito da Universidade de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária, em Bucareste, autor de mais de 150 artigos científicos publicados e três livros, entre eles “Anatomia dos Animais Domésticos”.

“O congresso proporcionou a atualização do conhecimento na pesquisa e no ensino em morfologia e promoveu a integração com profissionais da área da saúde, o que serviu de incentivo para novos projetos”, afirma Celina.