Estágio prepara estudantes de Fisioterapia para mercado profissional

Quem não tem vontade de começar a estagiar assim que entrar na faculdade? Os estudantes do curso de Fisioterapia da UNIFEOB, assim como de outros cursos, têm a oportunidade de aprender a prática das disciplinas estudadas logo no primeiro módulo.

A Clínica de Fisioterapia da UNIFEOB oferece, para nossos estudantes, a vivência no dia a dia do atendimento em uma clínica, atuando nas áreas cardiorrespiratória, uroginecológica, obstetrícia, neurologia, ortopedia traumatológica e desportiva. Os atendimentos das diversas áreas são alocados ao longo dos dias úteis e os estudantes atuam em todos os setores.

A área de ortopedia conta, atualmente, com 16 universitários, que realizam cerca de 400 atendimentos por mês, segundo o professor Bernardo Luiz Ferreira Fernandes. “Por dia, são atendidos, somente nessa área, 48 pacientes pelos nossos estudantes do último ano da graduação.”

Para o professor, o estágio é fundamental no desenvolvimento do profissional. “É impossível alguém se tornar fisioterapeuta ou de fato clinicar sem praticar. Somente com o atendimento específico, a imersão da prática orientada por um supervisor, é possível fazermos a finalização no processo de aprendizagem e da profissionalização”, afirma.

Com a clínica, os futuros fisioterapeutas aprendem por meio de um PBL (Problem-Based Learning). O paciente traz os pontos iniciais para que os acadêmicos busquem, aprimorem e despertem a compreensão mais profunda e mais concisa acerca do tempo de resposta terapêutica. “A vivência proporciona a capacidade da pessoa de fato conseguir observar e entender como tudo funciona, como as técnicas se aplicam e ver a evolução de um paciente”, explica Bernardo.

Segundo a estudante Thalia de Paula Luciano Matt, um dos fatores diferenciais da UNIFEOB é a prática assistida desde o primeiro módulo. “Por meio do estágio, eu tenho contato com pacientes, ganho experiência, vivencio tudo o que é feito na fisioterapia. Meus colegas e eu temos o conhecimento de sala de aula aliado às práticas, o que nos deixa mais seguros”, afirma.

Todo o empenho dos estudantes e professores é refletido nos pacientes, que saem satisfeitos com o atendimento realizado na clínica. A Ana Clara Pereira é central do time de vôlei de São João da Boa Vista e, para melhorar seu rendimento, está sempre em tratamento. “Atleta sempre tem lesão ou sente alguma dor, se não tivesse a clínica da UNIFEOB, tudo seria mais difícil. Todos os estudantes e professores são sempre muito competentes no atendimento”.

“Tenho certeza de que me formarei uma profissional mais completa”, finaliza Thalia.

A Clínica de Fisioterapia da UNIFEOB está localizada junto à Santa Casa de São João da Boa Vista e atende a pacientes do SUS e de convênios, como o Mais Saúde, além de consultas particulares. As consultas devem ser agendadas na secretaria da clínica, que funciona das 7h às 12h e das 13h às 20h.