O Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU), de Portugal, e o Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), do Brasil, acabam de assinar um acordo de cooperação com vista ao Reconhecimento Mútuo dos Estudos Universitários Oficiais na área da Medicina Veterinária.
O acordo tem como objetivo regular as condições em que as duas instituições poderão proceder ao reconhecimento mútuo dos estudos realizados nos cursos de Graduação em Medicina Veterinária da UNIFEOB e de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária do IUCS-CESPU, promovendo a cooperação académica e incentivando a mobilidade de estudantes e docentes entre o Brasil e Portugal.
O protocolo será cumprido em conformidade com a legislação nacional vigente em ambos os países, enquadrando-se nas disposições legais que regulam os respetivos graus académicos. Dessa forma, o acordo assegura elevados padrões de transparência, rigor académico e conformidade legal nos processos de reconhecimento.




Outro ponto de destaque da parceria é a possibilidade de dupla certificação, que permite aos médicos veterinários obter o reconhecimento e a validação do diploma em dois países diferentes, viabilizando o exercício profissional tanto no Brasil quanto em Portugal.
A Pró-Reitora de Negócios da Unifeob, Kika Figueiredo, realizou uma visita ao IUCS-CESPU para conhecer a estrutura do Hospital Veterinário Universitário de Paredes (HVUP) e o campus de Gandra.
O HVUP funciona 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, oferecendo serviço de urgência permanente e atendimentos especializados em todas as áreas da medicina de animais de companhia. Conta ainda com uma área de diagnóstico equipada com RX, ultrassom e tomografia computadorizada, proporcionando aos estudantes uma formação prática de excelência.