Projeto pedagógico da Unifeob ganha destaque em pesquisa de doutorado na USP

Projeto pedagógico da Unifeob ganha destaque em pesquisa de doutorado na USP

04/12/2025

3 min de leitura

O projeto pedagógico da Unifeob foi reconhecido em um dos espaços mais qualificados da pesquisa acadêmica: o doutorado da Universidade de São Paulo (USP). A conquista é da professora Patrícia Bento, docente da Unifeob, que incluiu a proposta institucional em sua tese sobre habilidades sociais, saúde mental e resiliência entre estudantes universitários.

Segundo Patrícia, a ideia de incorporar o projeto pedagógico da Unifeob surgiu a partir de sua vivência cotidiana com os estudantes e da percepção da importância das habilidades sociais no desempenho acadêmico. “Depois de conhecer o projeto e perceber o quanto as competências desenvolvidas se aproximam das habilidades sociais, decidi me aprofundar no tema. Realizei uma pesquisa de Iniciação Científica sobre isso e publicamos um artigo na revista Pioneiros”, explica.

Durante o desenvolvimento do doutorado, a professora apresentou o projeto à sua orientadora no Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar da USP de Ribeirão Preto, Profa. Dra. Luciana Carla. A recepção foi extremamente positiva, especialmente após uma aula ministrada por Patrícia na graduação de Psicologia da instituição, na qual detalhou as estratégias utilizadas pela Unifeob no desenvolvimento de competências nos estudantes. “Os estudantes da USP ficaram impressionados com a metodologia e com o impacto positivo do feedback assertivo no desempenho acadêmico”, contou.

A orientadora destacou, entre os pontos fortes do projeto, o olhar individualizado para cada estudante, o uso constante de feedbacks personalizados e a plataforma de autoavaliação, que apresenta evidências concretas do desenvolvimento de competências. Essa ferramenta foi considerada um dos grandes diferenciais pela praticidade e pela possibilidade de promover reflexões significativas tanto para estudantes quanto para docentes.

“O estudante consegue se enxergar na sua singularidade, identificar pontos fortes e desafios, e traçar metas de aprimoramento ao longo do semestre. Já o docente pode ajustar sua forma de ensino, tornando-a mais criativa e eficiente”, ressalta Patrícia.

Do ponto de vista teórico, a pesquisa de doutorado também reforça a importância do desenvolvimento de habilidades de vida e competências socioemocionais como fatores de proteção para a saúde mental dos universitários. “Essas habilidades ajudam no enfrentamento de situações adversas, o que se reflete diretamente na jornada acadêmica dos estudantes”, acrescenta.

O reconhecimento acadêmico externo representa não apenas um marco pessoal e profissional para a docente, mas também reforça o valor do trabalho realizado na Unifeob. “Mostra que estamos inovando e alinhados com as necessidades atuais do mercado e da educação superior, algo que nem sempre é visto em outras instituições”, afirma.

A professora acredita que esse destaque pode abrir portas para novas parcerias, pesquisas e aperfeiçoamentos no próprio projeto. Ela já planeja novos estudos sobre competências atitudinais e vê grande potencial de expansão da plataforma de autoavaliação.

Patrícia finaliza com uma mensagem à comunidade acadêmica da Unifeob: “Estamos vivenciando uma transformação. Cada competência inserida no currículo tem como objetivo facilitar o processo de aprendizagem e formar estudantes mais preparados para a vida e para a profissão. Compreender essas habilidades é fundamental para que tenhamos uma formação mais significativa e completa”.

por

Rayla

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