Você sabe o que é Iniciação Científica e Tecnológica?

Você sabe o que é Iniciação Científica e Tecnológica?

A iniciação científica é o primeiro passo do estudante no mundo da pesquisa. Ao escolher participar de um programa de iniciação científica, o aluno tem a chance de se envolver ativamente com a construção do conhecimento. Ele passa de ouvinte, de leitor, a questionador, se apropriando de novas perguntas e busca por respostas.

O contato com outros novos pesquisadores ou mesmo com nomes consagrados trazem luz a muitos métodos de pesquisa dentro de um mesmo projeto. O horizonte da investigação científica é aberto aos olhos do estudante, que, no futuro, pode ingressar em uma pós-graduação acadêmica, em um mestrado ou doutorado, ou mesmo buscar uma qualificação diferenciada para o mercado de trabalho.

A pesquisa faz o universitário partir para a parte prática e caminha junto com o desenvolvimento da formação. É uma quebra de paradigma educacional, tirando o aluno de receptor da informação, para transformá-lo em produtor do conteúdo acadêmico-científico.

Para quem almeja entrar em um mestrado, por exemplo, é recomendado antes de qualquer coisa, trabalhar em um programa de iniciação científica. E, para isso, é importante a produção de conteúdo, como artigos, resumos, participação em congressos, feiras acadêmicas, semanas acadêmicas. Pois tudo isso facilita a fixação do conteúdo e garante um importante diferencial no ingresso no mercado de trabalho, fortalecendo o currículo.

Os alunos em iniciação científica também são de grande relevância para o professor, pois estabelece contato com novos questionamentos, que serão objetos de novos estudos, de novas pesquisas.

Todo aluno é um pouco pesquisador. Alguns são mais práticos, outros mais teóricos. E o papel do programa de iniciação científica é desenvolver diferentes formas de pesquisas e incentivar a busca por novos conhecimentos.

Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UNIFEOB é voltado para o exercício do pensamento científico, tecnológico e inovador nos estudantes de graduação do ensino superior da UNIFEOB, a partir da realização de projetos de pesquisa científica e tecnológica.

O objetivo do programa é desenvolver a prática científica, visando a inovação tecnológica e a consolidação do ensino por competências, que são apresentadas no projeto pedagógico do Centro Universitário. Por meio da produção acadêmica, os alunos são incentivados e estudam em um ambiente que cria condições para expandir a autonomia intelectual, espírito crítico e investigativo, e aluno e professor refletem juntos na atuação do profissional.

Saiba mais e inscreva-se: unifeob.edu.br/encontro-cientifico-5