Mineração com ética e responsabilidade socioambiental é legal

Estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Pedagogia e Engenharia Agronômica, acompanhados pela professora Gláucia Liberali, participaram de uma visita técnica à Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em Poços de Caldas, no dia 21 de junho.

A visita foi monitorada pela responsável pelos projetos de Educação Ambiental, Thais Panseri, que apresentou informações institucionais de segurança na empresa de mineração e os projetos de educação ambiental direcionados para os colaboradores e paras as comunidades dos municípios onde a CBA atua.

Os universitários compreenderam as fases do processo de mineração de bauxita, desde a pesquisa geológica nas áreas a serem mineradas, a negociação com os proprietários rurais, o licenciamento ambiental, lavra, beneficiamento da matéria prima e explicações sobre a reabilitação das áreas mineradas.

Todo o processo operacional da empresa foi percorrido pelo grupo por meio de uma visita interna na unidade e uma visita in loco em minas em operação, áreas em reabilitação e plenamente reabilitadas, em Campestrinho e Divinolândia/SP.

Os estudantes puderam esclarecer dúvidas quanto ao processo de reabilitação ambiental e compreenderam que a mineração é uma atividade econômica importante e, sempre que aliada à ética e responsabilidade socioambiental, responde positivamente aos anseios dos princípios da sustentabilidade: o equilíbrio entre aspectos sociais, ambientais e econômicos da sociedade.

Participaram da visita: Helen Destefano, Lucilene Colombi, Thais Lazara, Felipe Ferreira, Elias Pavani e Milton Baldino (Ciências Biológicas); Beatriz Correa, Tatimara Cruz, Tamyris Cacholi e Mayara Rosa (Pedagogia); José Augusto Sales (Engenharia Agronômica).

Texto de: Gláucia M. M. Liberali (Docente responsável pela U. E. Educação Ambiental – Ciências Biológicas e Pedagogia – módulos 5/2018).