Medicina Veterinária da UNIFEOB firma parceria com Oficina do Cavalo

A mais nova parceira da UNIFEOB é a Oficina do Cavalo. Os estudantes de Medicina Veterinária e os médicos veterinários do Programa de Aprimoramento podem agora aprender sobre equinocultura (criação de cavalos) na prática. “Com supervisão e acompanhamento dos residentes, eles efetivam o aprendizado que tiverem durante os semestres anteriores, realizando os procedimentos nos equinos alojados na Oficina do Cavalo”, explica a professora Bárbara Pessinatti, responsável pelas aulas e atendimentos.

As atividades começaram na terceira semana de agosto. Entre os objetivos da colaboração, estão o desenvolvimento de habilidades técnicas e atitudinais dos futuros médicos veterinários em um ambiente profissional. “Realizamos procedimentos como odontologia e oftalmologia, atendimentos do sistema locomotor, respiratório e digestório, entre outros”, relata Bárbara. E o que é colocado à prova não é somente o conhecimento teórico. “Visão sistêmica, tomada de decisão, trabalho em equipe, organização e planejamento são outras competências trabalhadas”, destaca.

Programa de Aprimoramento

Visa a inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Trata-se de uma atividade intensiva de treinamento profissional supervisionado em serviço hospitalar, com duração de 24 meses. Alunos que concluíram a graduação em Medicina Veterinária podem se inscrever no Programa de Aprimoramento da UNIFEOB.

Equinocultura

Equinocultura é a área da Zootecnia que trata da criação de cavalos, especialmente de raça. Em geral, os cavalos normalmente são criados para serem comprados e/ou ensinados.