Turma de Veterinária da UNIFEOB arrecada 700 brinquedos para doar

Quem está no curso de Medicina Veterinária da UNIFEOB há alguns anos, já sabe: ao fim de cada semestre, a professora de Anatomia e Citologia, Celina Furlanetto Mançanares, promove gincanas de arrecadação com as turmas. “Faz cinco anos que realizo essas ações. Nós já fizemos doação de alimentos para instituições de idosos, ração para animais, entre outros”, conta.

Dessa vez, o 2º módulo de Veterinária conseguiu 700 brinquedos em apenas uma semana. A estudante Kamille Marrafon é do município de Engenheiro Coelho, a 90 km de São João da Boa Vista. “Eu voltei esse final de semana para minha casa e fiz a campanha por lá”, explica. “Quando todo mundo faz a sua parte, dá para fazer bastante coisa”.

A entrega é feita em um dia específico agendado pelas próprias instituições. “A gente envolve os estudantes até na entrega desses brinquedos”, afirma. “Levamos para entidades que assistem crianças carentes para proporcionar um Natal diferenciado, um Natal mais feliz”.

Revisão

Cerca de 70 universitários participaram da gincana. Além do viés social, há também o propósito acadêmico: revisar a matéria do semestre. “Trabalhamos conhecimentos específicos das áreas de estudo”, diz Celina. “Eu divido em equipes de acordo com a lista de chamada e eles respondem perguntas. No final, fazem um brainstorm para preparar uma apresentação que demonstre o que aprenderam durante o semestre”.