UNIFEOB terá ‘Super Polo’ de ensino no ​Shopping Poços de Caldas

Anúncio da implantação aconteceu nesta quinta no Gabinete do Prefeito; Cursos inéditos no Brasil serão ofertados no local

A UNIFEOB – Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, de São João da Boa Vista (SP), divulgou na tarde desta quinta-feira (15) que terá um Polo de ensino no Shopping Poços de Caldas. O anúncio aconteceu na Prefeitura Municipal e contou com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, do reitor da UNIFEOB João Otávio Bastos Junqueira, da gerente-geral do shopping Maíra Santos, além de outras autoridades.

Na unidade local serão ofertados cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades de educação a distância e semipresencial, sendo que alguns são inéditos no Brasil, como os cursos semipresenciais de Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica. O Polo do Shopping Poços de Caldas também será reforçado com o lançamento de Arquitetura e Urbanismo e da Escola de Engenharias, contemplando inicialmente os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Entre os outros cursos estão Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais. Novos cursos de graduação e pós-graduação serão anunciados nos próximos meses.

“É uma alegria para a UNIFEOB inaugurar o seu primeiro ‘super Polo’ em Poços de Caldas. Primeiro pelas origens da fundação de ensino, já que o meu avô Octávio Bastos, fundador da UNIFEOB, veio do Rio de Janeiro para um tratamento em Poços, o que nos traz uma gratidão e um sentimento de pertencimento”, conta o reitor João Otávio Bastos Junqueira, que reforça a relevância de Poços de Caldas. “Além do que essa é uma importante cidade para nosso plano de expansão e acreditamos que assim iremos atender um novo público que não precisará se deslocar até São João.”

Com previsão de inauguração para abril deste ano, o Polo vai ocupar uma área de cerca de 700m² no piso superior do empreendimento, em frente ao cinema. Com ambientes modernos e inspirados nos escritórios de empresas sediadas no Vale do Silício (EUA), o espaço vai contar com uma ampla estrutura que visa estimular o aprendizado colaborativo, o desenvolvimento de competências atitudinais e o protagonismo dos estudantes.

O projeto arquitetônico exclusivo para a cidade e que será referência para outros Polos conta com área de convivência para os estudantes, espaços para estudos individuais e em grupo, Fablab (laboratório de aplicação multidisciplinar), ambientes modulares de aprendizagem, que podem se adequar ao tipo de atividade proposta (de anfiteatro a grupo de estudos), além de recepção, copa e banheiros e infraestrutura completa para atividades administrativas. O Polo terá ainda muito paisagismo, uma vez que a ideia é expandir a experiência proporcionada nos campi de São João da Boa Vista.

A escolha por Poços de Caldas para sediar o novo Polo se deu ainda pelo grande número de alunos poços-caldenses e também pela abrangência do shopping, que atinge diversas cidades da região.

Segundo Maíra Santos, gerente-geral do Shopping Poços de Caldas, a chegada da UNIFEOB reforça a vocação do empreendimento para o setor de serviços. “Além de ser um centro de compras, de gastronomia e de entretenimento, temos reforçado a nossa atuação na oferta de serviços, considerando que já temos posto de atendimento bancário, imobiliária, agência de viagens e casa de câmbio. O plano para 2018 é continuar com a abertura de novas operações inéditas na cidade, como é o caso da UNIFEOB”, afirma.