Unifeob sedia Congresso Nacional de Iniciação Científica

A instituição sediou virtualmente as apresentações de Ciências Exatas e da Terra

De 8 a 11 de dezembro, aconteceu o 20º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). Nesta primeira edição virtualizada, a Unifeob, por meio de seu Núcleo de Pesquisa, foi convidada a ser a sede responsável pelas apresentações dos trabalhos científicos de duas áreas específicas de conhecimento: Ciências Exatas e Ciências da Terra.

“Destaco a importância e magnitude deste congresso. É muito importante esse estímulo do Semesp com as instituições parceiras, ainda mais neste ano tão difícil para todos”, declarou o Reitor da Unifeob, José Roberto Almeida Junqueira, na abertura do Conic. “É na universidade que começa a despertar o interesse pela pesquisa, o que vai fazer toda a diferença na vida acadêmica dos estudantes. Agradeço também ao nosso time da Unifeob, que se desdobrou para fazer a avaliação dos projetos, em todo o trabalho de base e de bastidores extremamente importante para o sucesso do evento”.

“É na universidade que começa a despertar o interesse pela pesquisa, o que vai fazer toda a diferença na vida acadêmica dos estudantes”, diz o Reitor da Unifeob, Beto Junqueira

A diretora acadêmica Ana Flavia Carvalho afirma ter sido uma grande honra para a Unifeob participar do Conic. “Foram milhares de pessoas unidas, de diferentes áreas, compartilhando seus conhecimentos com um único propósito. Os estudantes foram brilhantes e os trabalhos promissores para a aplicação e soluções de problemas de nossa sociedade”. Por fim, relembra a temática desta edição, tão importante nos dias atuais: “pesquisa salva o mundo”.

Os mais de 2 mil trabalhos apresentados remotamente por cerca de 2,5 mil universitários,  incluindo os 22 de estudantes da Unifeob, estarão disponíveis nos anais do evento, disponibilizados no site oficial: conic-semesp.org.br, e os autores receberão certificados de participação em até sete dias úteis. “O processo de avaliação é composto por pré-seleção e apresentação oral, a etapa que aconteceu esta semana”, explica a coordenadora de Operações Acadêmicas, Michele Colla de Oliveira. “Sem dúvidas, é um momento importante para o desenvolvimento profissional, networking e contato com pesquisas de todo o Brasil”.

Conic

Segundo o site oficial, o congresso é realizado anualmente pelo Semesp desde 2001, com os objetivos de identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico e viabilizar na prática os projetos apresentados. Para as instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas, agrega inestimável valor social e institucional.

Nos 20 anos de existência, mais de 43 mil estudantes apresentaram cerca de 27,6 mil trabalhos científicos. Além dos prêmios para os melhores trabalhos de cada área do conhecimento, nas categorias “Concluído” e “Em Andamento”, há também o Prêmio Especial para o Melhor Trabalho Concluído e o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental.

• Ciências Biológicas e Saúde

Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição.

• Ciências Exatas e da Terra (apresentações sediadas pela Unifeob)

Eng. Agronômica, Eng. Civil, Eng. Mecânica, Eng. de Produção, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Química

• Ciências Humanas e Sociais

Direito, Pedagogia, Psicologia