UNIFEOB e Rotary Club concederam 100 bolsas de estudo em 2019

Os novos estudantes começam os cursos no dia 10 de fevereiro

Durante o segundo semestre de 2019, a UNIFEOB concedeu 23 bolsas de 100% e 77 de 50% a estudantes do concurso Melhor Aluno da Escola Pública, organizado pelo Rotary Club e Diretorias de Ensino. As cerimônias aconteceram em 20 municípios ao longo dos meses de novembro e dezembro e os novos universitários começarão as aulas em 10 de fevereiro, quando a instituição promove a tradicional Volta às Aulas. “Para a UNIFEOB é uma honra receber esses novos universitários, considerados os melhores das escolas públicas de toda a região”, diz a coordenadora de Relacionamento com Escolas, Tharcila Buzon. “Todo mundo participa desse momento especial de receber os calouros”.

Segundo o presidente do Rotary Club, Marco Uliana, os intuitos são reconhecer, valorizar, incentivar e premiar grandes talentos das escolas públicas de cada cidade. “No começo era só São João, depois passou para Vargem Grande do Sul e, no quarto ano, a UNIFEOB entrou como parceira e aumentou muito o número de municípios. Hoje são mais de vinte”, comemora. Ele explica que quando o projeto Melhor Aluno da Escola Pública é apresentado às escolas, vários jovens passam a se dedicar muito mais. “O alcance do projeto vai além dos premiados. Estamos mudando de uma forma muito positiva a vida de um estudante com potencial e da família dele, mas ao mesmo tempo incentivando os demais”.

A estudante Fernanda Rocha foi a vencedora de São João da Boa Vista em 2018 e acabou de concluir o primeiro ano de estudos em Fisioterapia na UNIFEOB. “Foi sem dúvida uma das minhas maiores conquistas. Desde muito jovem sonhava em ser fisioterapeuta, sem o concurso esse desejo teria que ser adiado”, admite. Ela afirma que a infraestrutura, o ensino e os professores colaboram muito para seu aprendizado. “Foi muito além de tudo que eu esperava. Cada vez mais tenho a certeza que é essa a profissão que eu amo e quero seguir”.

Premiação

O projeto foi idealizado há dez anos pelo presidente do Rotary Club da época, Silvio Michelazzo, responsável por organizar a cerimônia de recepção aos estudantes, pais e professores, na qual os vencedores são revelados. Marco Uliana explica como é obtida a premiação. “O Silvio busca diversos patrocínios para recompensar ao máximo os estudantes. Cursos de línguas, de robótica, tablets. Tudo visa o desenvolvimento educacional dos jovens”.

“No dia da cerimônia, foi muita emoção tanto para mim quanto para minha família e professores, vendo eu dar o primeiro passo para realizar meu maior sonho”, relembra Fernanda. “Poder colher os frutos de toda a minha dedicação nos estudos e receber uma bolsa integral foi inexplicável. Sou muito grata por tudo que a UNIFEOB tem me proporcionado”, relata.

Provas

As escolas de ensino médio selecionam estudantes de maior rendimento para concorrer às bolsas. Depois, as Diretorias de Ensino aplicam uma prova para classificá-los: o primeiro lugar é contemplado com uma bolsa de 100% e os demais finalistas com bolsas de 50%. Todos podem escolher qualquer curso da UNIFEOB para se graduarem. “Ser a instituição com o maior número de bolsistas é um motivo de muito orgulho. A gente está não só mudando a vida das pessoas, mas também formando profissionais competentes, humanos, que vão atuar no mercado de trabalho sempre melhorando a qualidade de vida de todos ao seu redor”, finaliza Tharcila.