UNIFEOB recebe bolsas do Programa Santander Universidades

Na noite do último dia 5 de março, representantes do Banco Santander estiveram na UNIFEOB para oficializar que o Centro Universitário foi contemplado com 9 bolsas de estudos do Programa Universidades, da multinacional espanhola.

O banco, por meio da Divisão Global Santander Universidades, conta com uma rede de relacionamentos que reúne mais de 1.200 Instituições de Ensino Superior conveniadas em todo o mundo. E a UNIFEOB é uma delas.

Marilene Bilato Perissotto, gerente geral da agência do Santander em São João da Boa Vista, e Katia Teixeira Gonçalves, gerente de relacionamento do Santander Universidades, revelaram ao Reitor da UNIFEOB que a instituição receberá cinco bolsas “Santander Graduação” e quatro bolsas “Ibero-Americana”.

As bolsas “Santander Graduação” são nacionais e os estudantes selecionados dentro da UNIFEOB receberão R$ 300 por mês durante um ano. Em 2017, cinco universitários já começaram a receber estas bolsas, que agora serão estendidas para mais cinco estudantes.

Já as bolsas “Ibero-Americana” são internacionais e visam promover o intercâmbio acadêmico de estudantes de graduação de 10 países: Brasil, Peru, Argentina, Espanha, Chile, Colômbia, México, Portugal, Porto Rico e Uruguai.

Portanto, os estudantes da UNIFEOB que se inscreverem passarão por seleção e quatro terão a oportunidade de fazer intercâmbio em uma universidade desses 10 países. Para isso, o Santander oferece uma bolsa de 3 mil euros, o que corresponde a aproximadamente R$ 12 mil.

Vale destacou que o valor recebido pelo aluno é para que ele se mantenha no país, pois não haverá nenhum custo com a universidade escolhida, que faz parte da rede Santander.

“O Santander busca novos talentos, que querem carreira longa e não só no Brasil. Nós estamos interessados em fazer vocês brilharem”, ressalta a gerente geral Marilene Perissotto, que ainda revela que a maior carência do mercado atual é de pessoas que querem trabalhar e destacou a qualidade dos estudantes da UNIFEOB que atuam no banco.

Katia Gonçalves contou que a parceria entre o Santander e a UNIFEOB vai muito além do dia a dia do banco. “Nossa parceria só vem crescendo, estamos mais próximos”.

O Reitor João Otávio Bastos Junqueira agradeceu e ressaltou a conexão entre UNIFEOB e Santander. “Somos uma instituição comunitária, que preserva seus valores e princípios. E o Santander, claro que cada um dentro das suas proporções, também preserva os mesmos valores. Esse alinhamento de propósito entre as instituições que nos conecta. Nosso investimento transforma vidas”, diz.

Processo de seleção será divulgado pela UNIFEOB

Luciana Junqueira, responsável pelo Departamento Conexão, que coordena o projeto de internacionalização do Centro Universitário, explica que para concorrer a uma bolsa do Programa Santander Universidades, o estudante precisa estar matriculado em um curso de graduação e estar participando de algum grupo de estudo ou iniciação científica.

Os inscritos passarão por um processo de seleção que envolve uma comissão de professores da UNIFEOB e os escolhidos são contemplados com a bolsa.

Em 2017, cinco estudantes já receberam a bolsa “Santander Graduação” e começaram a receber em dezembro o valor de R$ 300.

Quatro deles participaram da reunião no último dia 5. São eles:

Leticia Lunga David, do 4º ano de Arquitetura e Urbanismo, ganhou em razão do projeto que desenvolveu de monitoria.

Erica Gislaine Marques, do 4º ano de Arquitetura e Urbanismo, recebeu a bolsa após menção honrosa pelo Trabalho Integrado com o tema “Moradia Estudantil”.

Ernani Rodrigues Otero, também do 4º ano de Arquitetura e Urbanismo, foi um dos contemplados por ter participado do projeto de reforma da fachada do Centro Cultural da UNIFEOB.

E Ana Lucia Ribeiro da Silva, do 4º ano de Engenharia Agronômica, desenvolveu trabalho de iniciação científica sobre “ácaro predador como nova alternativa de controle biológico”.

Luciana Junqueira ressalta que os universitários são escolhidos por mérito, por dedicação. “Nós avaliamos a dedicação do estudante, o envolvimento dele com o Centro Universitário, com os colegas e com o ensino como um todo. É realmente por merecimento”, diz e revela que, em breve, o edital com todas as informações para os interessados será divulgado em todos os canais da UNIFEOB.