Unifeob realiza cerimônia de Colação de Grau remota

Pela internet, estudantes e famílias puderam assistir e interagir ao vivo por meio do chat

A noite de terça (15) foi de comemoração para 590 estudantes da Unifeob e suas famílias. A cerimônia de Colação de Grau foi transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube. Por meio do chat, os universitários puderam prestar o juramento proferido pela formanda representante, Bianca Gomes, graduada em Pedagogia. Estiveram presentes no estúdio o reitor José Roberto Almeida Junqueira, a mestre de cerimônias Imá Costa e Silva, o ouvidor institucional José Elias Isaac, a coordenadora do curso de Pedagogia, Patrícia Furlanetto, e a equipe técnica responsável pela transmissão.

“Nossos estudantes tiveram um papel fundamental no êxito dessa travessia, assim como suas famílias”, diz o reitor José Roberto Junqueira

“Eu nunca me senti tão feliz e honrada. É um momento que simboliza nosso comprometimento com os estudos, companheirismo e parceria cultivados ao longo do caminho”, disse Bianca em seu discurso. A pedagoga ressaltou a importância de concluir o ensino superior, especialmente durante a pandemia. “Foi um ano atípico no qual o ensino remoto nos apresentou desafios inesperados, mas encaramos as adversidades e encerramos nossa caminhada como universitários dispostos a assumir nosso papel na sociedade”.

Clique aqui para assistir à cerimônia de Colação de Grau 2020 de Fim de Ano

“Agradeço a todos os professores, colaboradores e coordenadores. Foi um ano muito desafiador, mas também de muita aprendizagem”, afirma o reitor José Roberto. “Nossos estudantes tiveram um papel fundamental no êxito dessa travessia, assim como suas famílias, tão importantes em tomadas de decisões como essas. Eles confiaram em nosso trabalho: formar profissionais de altíssima qualidade. Desejo muito sucesso a todos”.

A cerimonialista Imá ressalta a importância da solenidade. “Todo acadêmico sonha com sua colação de grau. Fazer de modo remoto foi a maneira encontrada para formalizar a situação dos estudantes que já preencheram os requisitos para a obtenção do diploma. Estavam separados fisicamente, mas juntos na mesma emoção”, assegura. “Isso demonstra o compromisso da Unifeob com a saúde, ciência, economia e nossa comunidade. Todos poderão fazer a diferença com uma formação de qualidade, mesmo neste tempo de pandemia”.

Clique aqui para relembrar a primeira Colação de Grau remota realizada pela Unifeob após o primeiro semestre

Diploma digital

A Colação de Grau é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) para que os universitários possam ser considerados graduados. Com o advento da pandemia de Covid-19, a popular “festa das becas” precisou se adequar à necessidade de isolamento social. Os egressos receberão por e-mail a ata para assinarem digitalmente. Em até sete dias, serão enviados o histórico acadêmico, o certificado de conclusão de grau e o diploma em formato digital; antes, o prazo era de 60 a 90 dias. A digitalização desse processo auxilia, consequentemente, na obtenção de registros profissionais com maior rapidez.

Foram outorgados os graus aos formandos dos cursos de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Medicina Veterinária, Pedagogia e Processos Gerenciais.