UNIFEOB promove capacitação para docentes

Entre os dias 23 e 26 de janeiro o Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) realizou no Três Ideias Espaços, em São João da Boa Vista, o 5º Simpósio de Desenvolvimento Profissional para Docentes.
Dividido em duas etapas, o evento contou com a apresentação de 14 Práticas Bem-Sucedidas “Ilza Agostinho” e duas palestras que abordaram o tema “Avaliação e Gestão em Sala de Aula”.

“O simpósio tem como objetivo proporcionar uma troca de experiências entre os professores e apresentar as melhores práticas do ano anterior”, explica Beto Junqueira, pró-reitor acadêmico do Centro Universitário.

No caso das práticas bem-sucedidas, cada curso reconhece o melhor trabalho e o indica o professor a expô-lo. ”O reconhecimento é o engajamento do professor ao projeto pedagógico. É aquele professor que compartilha junto aos
seus colegas de profissão a sua prática bem-sucedida”, completa Ana Flávia de Carvalho, diretora acadêmica.

O ganhador das Práticas Bem-Sucedidas, foi o professor da Escola de Negócios Luiz Antonio Carvalho, Petreca, que desenvolveu um estudo na área de Competências Empreendedoras.

“A meta é tornar o estudante protagonista, ele fazer uma autoanálise e a partir disso participar de uma forma diferente na disciplina e facilitar a vida dos professores para entender melhor sobre as competências atitudinais”, ressalta.

PALESTRAS
Para complementar a programação foram realizadas duas palestras com importantes nomes da Educação. Os temas das palestras foram: “Avaliação em Educação: Parceria do Educador na Prática Educativa Bem-Sucedida” ministrada pelo prof. Dr. Cipriano Luckesi e “O professor como Gestor da Sala de Aula” ministrada pelo Prof. Dr. Celso Vasconcellos.

Prof. Dr. Cipriano Luckesi
Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Salvador (UCSal), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atuou como professor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA de 1971 a 2002 e como professor da Pós-Graduação em Educação de 1985 a 2010. É autor de livros, artigos e conferencista.

Prof. Dr. Celso Vasconcellos
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista,
professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad – Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica e autor de vários livros.

5º Simpósio-30