UNIFEOB oferece bolsa integral a estudante de escola pública de Poços de Caldas

Na noite de 30 de novembro, a UNIFEOB entregou uma bolsa de 100% a estudante Maria Clara Rodrigues, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, de Poços de Caldas-MG.

A ação faz parte do projeto do Rotary Club da cidade mineira chamado “Aluno em Destaque da Escola Pública”.

Além de Maria Clara, outros quatro jovens, que participaram do concurso após serem indicados pelas suas escolas, receberam uma bolsa de 50% para o curso que escolherem.

A premiação foi entregue pessoalmente pelo Reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, que elogiou o projeto do Rotary e disse que ele tem o grande mérito de colocar a educação na manchete.

“Hoje, estamos aqui mobilizados para falar de educação. A maior ferramenta de mobilidade é a educação, em que a pessoa que não teria possibilidade de estudar pode ser bem-sucedido profissionalmente, socialmente e economicamente por meio dos seus esforços. E ficamos satisfeitos de colaborar com isso. Nosso DNA é fazer a diferença na vida das pessoas”, ressaltou.

Maria Clara, a grande vencedora da noite, não chegou a esse prêmio por acaso. A jovem já havia vencido o mesmo concurso quando estudava no Ensino Fundamental e, agora, ganha pela segunda vez.

E tudo isso é fruto de muito estudo e comprometimento. Maria Clara revela que trabalha no período da tarde, mas acorda por volta das 7h30 para estudar. À noite, ela cursa o Ensino Médio na Escola Dr. Edmundo Gouvea Cardillo.

Sobre o curso que fará na UNIFEOB, Maria Clara ainda tem dúvidas, mas a preferência é pelo Direito. E a bolsa chegou em boa hora para a jovem. “Eu não conseguiria pagar um curso desses, pois está fora da minha realidade, da minha mãe e da minha tia, que sempre me apoiaram”.

O PROJETO

A ideia de reconhecer os estudantes destaques do ensino público surgiu há oito anos no Rotary de São João da Boa Vista-SP.

Desde então, a UNIFEOB tem ampliado esse projeto em parceria com outras unidades do Rotary, oferecendo bolsas integrais, para qualquer curso da Instituição, para vencedor do concurso em diversas cidades.

Atualmente, 14 municípios fazem parte do projeto.

Novo programa quer criar cadeia de solidariedade

Durante as premiações em diversas cidades, o Reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, anunciou que o Centro Universitário lançará, em 2019, um novo programa de bolsas de estudos.

Chamado “Quero Estudar”, é baseado, segundo o Reitor, em um tripé: a universidade, pessoas que possam doar e os egressos que foram beneficiados. “A ideia é uma cadeia de solidariedade. Alguém que foi contemplado num programa como esse, ou em outros tantos que temos, depois que tiver seu diploma e uma ascensão profissional e econômica, possa de alguma forma retribuir para que outros tenham a mesma oportunidade”, detalha.

O programa é inspirado em um projeto que João Otávio conheceu na Colômbia, e não conta com fiador, avalista ou qualquer outro tipo de garantia. “É compromisso, é questão de retribuir aquilo que recebeu”.

O Reitor acredita que essa será mais uma maneira de construção de um país mais igualitário. “Não podemos perder tantos jovens pelo caminho num filtro extremamente injusto, em que apenas 15% dos jovens que entram no Ensino Fundamental chegam aos bancos universitários. Nenhum país consegue ser próspero e feliz com esse nível de desigualdade”.