UNIFEOB NA EUROPA

Reitoria da UNIFEOB visita instituições de ensino em Portugal e na Espanha para firmar parcerias de intercâmbio

De 6 a 14 de Dezembro a reitoria da UNIFEOB, formada pelos pró-reitores acadêmico e administrativo, José Roberto Almeida Junqueira e Carlos M. Guisasola , além do reitor João Otávio Bastos Junqueira estiveram em cidades da Europa para conhecer universidades e firmar parcerias de intercâmbio.

O trio esteve em universidades públicas e privadas de Portugal, na cidade do Porto, a Universidade do Porto (pública) e Universidade Fernando Pessoa (privada).

Já na Espanha, em Madri, a reitoria esteve em quatro universidades, sendo duas delas 100% de Educação a Distância. Entre as instituições presenciais escolhidas estão: Universidade Rei Juan Carlos (pública) e na Universidade Européia de Madri (privada), as universidades 100% a distância são a Universidade a Distância de Madrid (UDIMA) e na Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED).

Os representantes da UNIFEOB também estiveram em Alicante (Espanha), onde conheceram a Universidade Miguel Hernández de Elche (pública).

De acordo com o reitor, João Otávio os principais objetivos da viagem foram conhecer e trocar conhecimentos na parte acadêmica e administrativa.

“Nossa intenção foi conhecer o que eles estão fazendo, falar sobre nossas experiências e podermos trazer conhecimentos acadêmicos e administrativos para o país, por isso, os dois pró-reitores estiveram comigo”, comenta.

Segundo ele, o outro grande objetivo é estabelecer possibilidades de intercâmbios para professores e alunos da UNIFEOB.

Entre os pontos mais positivos da viagem de negócios, destaca-se a grande receptividade e os contatos que sinalizam o início de uma parceria já para 2016.

“Fomos muito bem recebidos, fizemos bons contatos, alguns termos de acordo já com minuta assinada e para 2016 devemos implantar esses convênios de intercâmbio estudantil. Com certeza essa é uma grande oportunidade de ampliar nosso espaço de internacionalização”, alegra-se João Otávio com mais este importante passo do Centro Universitário.

O reitor destaca que são muitas possibilidades para diversas áreas e que a questão cultural e de idioma é um grande facilitador dessa parceria. “A proximidade com nosso idioma e cultura permitem aos alunos o início imediato e uma  rápida integração cultural, assim, não perdem tempo tendo que se adaptar”, comenta.

Para 2016 a UNIFEOB irá selecionar alguns cursos em diferentes áreas para iniciar essas parcerias.  Na área de Ciências Agrárias, os estudantes terão a possibilidade de estudar na Universidade Miguel Hernández de Elche (pública), na área de Gestão e Direito a internacionalização será realizada na Universidade do Porto e na Área de Saúde, para os cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Biologia na Universidade de Madri, também o curso de Arquitetura, que terá as portas abertas tanto na Espanha, como também em Portugal.

“Na verdade teremos espaço para todos os nossos cursos, mas de imediato serão nessas áreas que iremos focar”, finaliza João Otávio.