Unifeob realiza 2º Meeting de Pesquisa on-line

Durante o evento, foi anunciado que a Unifeob será sede do Conic 2020

Quem nunca teve dúvidas na hora de redigir um artigo científico? Como referenciar autores, qual a melhor maneira de colocar uma informação no texto? Para zerar as interrogações a ainda proporcionar diversos insights criativos para tornar seu texto diferenciado, o Núcleo de Pesquisa da Unifeob realizou o 2º Meeting de Pesquisa em parceria com o Laboratório de Letramento Técnico-Científico (Laletec) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus de São João da Boa Vista (IFSP-SJBV). O evento aconteceu na manhã do último sábado (29 de agosto) por meio da plataforma de videoconferências Google Meet.

Com a presença de estudantes, docentes e ex-alunos, a palestrante foi Rosana Ferrareto, doutora em Linguística, cientista da Linguagem, Cognição Humana e Comunicação Científica e líder do grupo de pesquisas em comunicação científica aCOMTECe. “É uma alegria estar aqui, juntos, construindo mais um elo nessa corrente do bem, de maneira colaborativa, que é fazer ciência com qualidade, para traduzir problemas em soluções, transformar os mundos natural e social e alcançar a vida das pessoas”, disse. “Sinto que a Unifeob tem muito amor e esmero com a pesquisa, me identifico muito. Foi a primeira parceira do Laletec e nunca deixamos de fazer eventos sequer por um ano”.

Confira como foi a edição do Meeting de Pesquisa de 2019

A diretora acadêmica Ana Flávia Carvalho destaca o grande interesse de Rosana pelo assunto, necessário para a produção científica de qualidade. “A gente sente o prazer, o amor e o entusiasmo quando ela fala. Isso é fundamental para estudantes e pesquisadores, para terem essa motivação essencial”, defende. Para ela, tal envolvimento é imprescindível. “O Núcleo de Pesquisa incentiva que essas discussões aconteçam com frequência, que possamos ter mais encontros para esse assunto estar cada vez mais presente no desenvolvimento dos nossos professores, estudantes e pesquisadores”.

“Sinto que a Unifeob tem muito amor e esmero com a pesquisa, me identifico muito. Foi a primeira parceira do Laletec e nunca deixamos de fazer eventos sequer por um ano”, diz a Prof. Dra. Rosana Ferrareto

Durante a pandemia, o fomento à ciência se tornou ainda mais pertinente, especialmente em instituições de ensino. “Vemos a importância da pesquisa e da inovação para nossos estudantes terem oportunidades, ferramentas, conhecerem e trabalharem a pesquisa dentro das suas realidades, algo indispensável para a carreira na academia ou fora dela”, afirma a coordenadora de operações acadêmicas Michele Colla. “O evento foi um sucesso, atingimos um público muito bacana e muitas iniciativas como essa virão para que a gente, dia a dia, possa alimentar o espírito de pesquisa que é tão importante”.

Conic 2020 e Programa de Iniciação Científica

Ao início da palestra, Michele e Ana Flávia anunciaram que o Centro Universitário Unifeob foi convidado a sediar a 20ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), organizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). O evento acontecerá de 8 a 11 de dezembro, totalmente on-line, e a Unifeob será responsável pelas áreas de Ciências Exatas e da Terra. As inscrições dos trabalhos podem ser feitas até 25 de setembro pelo link: www.semesp.org.br/conic.

Também é possível se inscrever para o Programa de Iniciação Científica da Unifeob 2020/2. Este é o primeiro passo do estudante de ensino superior no universo da pesquisa e investigação científica, componente importante para a formação acadêmica – especialmente para quem deseja fazer mestrado e doutorado. As orientações e lista de documentos necessários estão disponíveis no link: unifeob.edu.br/pesquisa.