UNIFEOB inaugura Polo no Shopping Poços de Caldas

UNIFEOB inaugura Polo no Shopping Poços de Caldas

Espaço conta com infraestrutura diferenciada, áreas de convívio, estacionamento e segurança
A UNIFEOB inaugurou, na quinta-feira (7 de junho), o seu primeiro Polo próprio fora da cidade de São João da Boa Vista/SP. E será um Polo com cursos EAD (Ensino a Distância) e híbridos, estes últimos que unem o aprendizado online com o método tradicional (presencial), permitindo ao estudante o convívio no Campus, um contato mais próximo com os futuros colegas de profissão nas aulas presenciais, participação de práticas em laboratórios, entre tantos outros benefícios.
O novo espaço do Centro Universitário está localizado no segundo andar do Shopping Poços de Caldas, cidade mineira com quase 170 mil habitantes.
Mas, o Polo da UNIFEOB não é um simples espaço educacional. Ele foi totalmente pensado e projetado para atender ao Projeto Pedagógico da Instituição, além de contar com uma infraestrutura diferenciada do que o mercado oferece.
A inauguração contou com a presença do Reitor da UNIFEOB, João Otávio Bastos Junqueira, do prefeito municipal de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, o prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho, o prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, o vice-presidente da Câmara Municipal de Poços, Lucas Arruda, o gerente-geral do Shopping Poços de Caldas, Wagner Fernando da Silva, o coordenador regional da AD Shopping, Maurício Ramos, além de empresários, imprensa, professores, colaboradores e outros convidados.

LOCALIZAÇÃO

O arquiteto Ricardo Ciaco, coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEOB e um dos responsáveis pelo projeto do Polo Shopping Poços de Caldas, explica que a escolha do shopping foi motivada por dois fatores principais: facilidade de acesso e conforto.
“Conseguiremos atender tanto os estudantes que virão de carro, porque lá tem estacionamento, como aqueles que utilizarão transporte público, pois o shopping está ao lado do Terminal Rodoviário”, conta o arquiteto.
Em busca do conforto, e diferente dos espaços tradicionais de educação, o Polo da UNIFEOB em Poços de Caldas, além de espaços de aprendizagem, também conta com a ampla praça de alimentação e os pontos de entretenimento do shopping. “Geralmente, esses espaços são deixados em segundo plano, mas no nosso Polo isso não acontecerá. O shopping já é um ponto de encontro”, explica Ciaco.

QUALIDADE E CONVIVÊNCIA

Ricardo Ciaco revela que, desde o início, o Polo Shopping Poços de Caldas foi pensado para atender ao Projeto Pedagógico da UNIFEOB. “A concepção do espaço de aprendizagem do Polo nasceu do nosso Projeto Pedagógico. Todas as características que temos no nosso Polo, que são a flexibilidade dos ambientes, a valorização da permanência do universitário fora do período de aula, os ambientes de apoio e os ambientes de convívio vêm atender ao nosso Projeto Pedagógico, que é de formação por competência. Trabalhamos uma série de habilidades e não temos aquelas aulas tradicionais o tempo todo”, aponta.
E é exatamente neste ponto que o espaço do Polo Shopping Poços de Caldas da UNIFEOB se assemelha, aponta Ciaco, ao das grandes empresas do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
“O resultado de um espaço que atenda ao nosso Projeto Pedagógico tem muito a ver com essas empresas, como a Google, por exemplo. É um convite para as pessoas ficarem no ambiente, as pessoas querem estar lá, se sentem bem nesses espaços. E, ao se sentirem bem, permanecem mais, acabam se desenvolvendo mais”, diz o arquiteto e ressalta que essa é uma dificuldade dos ambientes tradicionais de ensino, fazer com que as pessoas “queiram estar lá” e “não tenham que estar lá”.

AMBIENTE AMPLO E FLEXÍVEL

O Polo da UNIFEOB em Poços de Caldas está instalado em uma área de 700 m², no segundo andar do Shopping da cidade mineira.
Um dos diferenciais do complexo é que ele é totalmente flexível, podendo ser adaptado de acordo com a necessidade dos estudantes. “Os espaços de aprendizagem são flexíveis, mutáveis. São ambientes que em determinado momento podem ser auditórios, em outro, podem abrigar carteiras tradicionais, ou mesmo mesas para oficinas”, explica o arquiteto.
Para se ter uma ideia, as paredes do Polo são móveis, o que permite ter salas mais amplas ou mais compactas.
Mas, o principal ponto, destaca Ricardo Ciaco, são os pontos de convívio, que são áreas de estudo onde o aluno possui internet disponível, mesas e sofás confortáveis para permanecer por longos períodos.
Além de um FAB LAB totalmente à disposição de todos os cursos, que se trata de um laboratório de tecnologia, inclusive com impressoras 3D.
“A ideia é levar para o Polo da UNIFEOB em Poços de Caldas um pouco do que a gente tem. É além de um simples ambiente que pode ser usado para ensino. É um ambiente com um pouco da nossa alma e qualidade”, finaliza.
CURSOS
Oito cursos serão oferecidos inicialmente. São eles: Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Pedagogia e Processos Gerenciais.
Outros cursos, como Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção estão na meta de lançamento da UNIFEOB.